MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Manaus tem mais de 20 áreas em risco de desabamento, diz Defesa Civil

 

As zonas Norte e Leste são as mais afetadas, diz órgão
Trotes prejudicam agentes, principalmente, no periodo chuvoso.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Período chuvoso já deixou 23 áreas em risco em Manaus. (Foto: Reprodução/ TV Amazonas)Período chuvoso já deixou 23 áreas em risco em
Manaus. (Foto: Reprodução/ TV Amazonas)
Dados da Defesa Civil de Manaus apontam a existência de 23 áreas com risco de desabamento na capital amazonense. As zonas Norte e Leste são as mais afetadas. As afirmações são do engenheiro-chefe do órgão, Cláudio Belém.

"Nós já fizemos um levantamento, juntamente com o CPRM [Serviço Geológico do Brasil], e identificamos 23 áreas de grandes erosões, com locais passíveis de desabamento, deslizamento e alagamento. Essas áreas são monitoradas ainda mais agora com as chuvas. Bairros, como Nova Vitória, Jorge Teixeira, Mauazinho e Cidade de Deus, estão entre as áreas de risco que mais atuamos. São os locais que possuem as invasões", afirmou ao G1.

Ainda segundo Cláudio Belém, a Defesa Civil classifica o período chuvoso, no Rio Negro, como tempo de anormalidade e atua com um plano específico de prevenção. "Temos um projeto chamado Defensor Comunitário em que repassamos, em escolas, noções de defesa civil, técnicas de primeiros socorros e cuidados com a área ambiental", explicou.

O engenheiro da Defesa Civil enfatizou também as medidas emergenciais que os moradores de áreas de risco devem tomar em caso de desastre natural. "É importante sair do local, imediatamente, e ligar para o nosso disque denúncia, o 199. 40 agentes da Defesa Civil estão a postos para receber a solicitação, ir ao local, avaliar a gravidade do desastre e encaminhar as famílias afetadas", finalizou.
Trotes
Ainda segundo informações de Belém, 10% das ligações feitas para a Defesa Civil de Manaus, por meio do disque denúncia, o 199, são trotes. A afirmação é do engenheiro-chefe do órgão, Cláudio Belém.

Segundo Cláudio, os trotes atrapalham as atividades da Defesa Civil da capital, que trabalha ativamente com as denúncias feitas por telefone, principalmente, em épocas chuvosas como as que são previstas para a capital do Amazonas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"10%, por dia, é muita coisa. Fazemos um apelo à população que utilizem o disque denúncia de forma consciente. Como não precisa se identificar para denunciar, as pessoas fazem brincadeiras, totalmente sem graça, que nos obriga a tirar equipes, que monitoram áreas de risco, para ir a situação informada pelo trote. Acabamos perdendo muito tempo. Um tempo em que poderíamos estar próximo de pessoas que, verdadeiramente, estão em situação de risco", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário