MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Brasileiro se torna 'caçador' de aurora boreal na Noruega


Carioca conduz expedições em busca do fenômeno.
'Luzes do norte' causam emoção e medo em quem presencia.

Eduardo Carvalho Do Globo Natureza, em São Paulo
A curiosidade em desvendar os mistérios em torno das auroras, fenômenos que acontecem em regiões próximas aos polos terrestres, tem levado grupos de brasileiros a enfrentar o frio da região do Ártico para conhecer de perto a ˜dança das luzes˜.
Neste domingo (29), um grupo de 75 pessoas parte para a Noruega juntamente com o advogado carioca Daniel Japor Garcia, 37 anos, que se especializou em guiar conterrâneos pelas terras gélidas do país nórdico, um dos países do Hemisfério Norte afetados pelas tempestades solares.
Com quatro viagens na bagagem, Japor pode ser surpreendido junto a outros turistas brasileiros em 2012 por atividades solares mais intensas, já constatadas pelos cientistas na última semana, que resultaram na aurora boreal mais forte dos últimos seis anos.
Aurora boreal (Foto: Divulgação/Daniel Japor)Aurora boreal observada na cidade norueguesa de Svalbard. (Foto: Daniel Japor / Divulgação)
“Equipes que estavam na região quando as luzes apareceram disseram que nunca viram nada parecido. Espero conseguir visualizar alguma 'rebarba' desta aurora forte”, disse.
Curiosidade
A expedição vai passar pela cidade de Svalbard, a Ilha de Tromso, além do arquipélago de Lofoten -- todas localidades do território norueguês -- e acontecerá durante o melhor período de visualização, que vai de janeiro e março, quando o céu da região fica quase sem nuvens.
O carioca conta que sempre teve curiosidade em conhecer a aurora boreal. Em 2006, durante uma viagem à Europa, teve a oportunidade de admirá-la pela primeira vez.

“Na hora, chorei de emoção. Porém, senti um pouco de dificuldade em conseguir ir aos locais onde poderíamos ver melhor este fenômeno. Na segunda vez que fui para lá, treinei as rotas e, a partir desta experiência, comecei a formar grupos de interessados na aventura”, disse.
“Na última vez que a vi, em fevereiro de 2011, foi em Svalvard. Foi muito forte, tanto que a neve parecia acender. Parecia que a gente conseguia pegar com a nossa mão, de tão intenso que foi, embora estivesse a cerca de 100 km de distância da superfície terrestre˜, disse.
Segundo Japor, para guiar o grupo por estradas com neve, entre montanhas e longe das grandes cidades, ele teve que se aprofundar na geografia da região, além de aprender a operar equipamentos que conseguem detectar as atividades solares.
“Acabamos estudando um pouco de astronomia e climatologia. Existem vários sites que apontam onde vão ocorrer essas atividades, que dependem da intensidade das tempestades solares. A partir destas informações, seguimos para a caçada˜, afirma. “Porém, tem dia que mesmo com o tempo aberto a aurora não aparece˜, disse.
Nesta expedição os brasileiros serão divididos em dois grupos. A viagem dura em média 11 dias e custa aproximadamente R$ 10 mil por pessoa.
Aurora boreal (Foto: Divulgação/Daniel Japor)O advogado e 'caçador de aurora' Daniel Japor já foi
4 vezes para o Ártico.(Foto: Daniel Japor/Divulgação)
Tempestade solar
A atividade solar também afeta o Polo Sul, onde o fenômeno recebe o nome de aurora austral. Já na parte de cima da Linha do Equador, as fortes luzes do espetáculo visual podem ser vistas na Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Rússia, parte da América do Norte e na Escócia.
As auroras podem causar alterações nos sistemas de satélites e pode afetar comunicação por rádio nos polos. A aurora boreal da última semana atingiu grau 3, de uma escala utilizada pela agência espacial norte-americana (Nasa) que vai até 5.
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), a navegação aérea e as plataformas petrolíferas também podem ser afetadas nestas regiões devido ao fenômeno espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário