MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Agricultores protestam contra falta de pagamento de seguro em PE

 

Em 32 municípios não houve constatação de perdas acima de 50%.
Avaliação foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Do Globo Rural
A manifestação, na segunda-feira (16), reuniu agricultores de várias regiões do estado, que reclamavam da falta de pagamento do Garantia Safra. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 32 dos 52 municípios pernambucanos que pediram o benefício não houve constatação de perdas acima de 50%, como exige o programa.
Mais de mil agricultores se mobilizaram em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. O grupo, que percorreu várias ruas do município com faixas e cartazes, parou em frente ao palanque no centro da cidade.
A agricultora Adenilda da Silva foi à cidade reforçar a voz de desespero das mais de 50 famílias do assentamento Poço do Serrote que contavam com o dinheiro do seguro. “Está difícil porque a gente conta com esse Seguro Safra e infelizmente a gente não recebeu”, diz.
Só em Serra Talhada, 4,5 mil agricultores foram inscritos no Garantia Safra. De acordo com o sindicato dos trabalhadores rurais do município, as perdas no campo chegaram a 80%.
Desde novembro, o agricultor Horácio Alves espera pelo dinheiro do seguro. O produtor, que perdeu toda a plantação de milho e feijão, diz que passa por dificuldades porque não tem de onde tirar o sustento.
De acordo com o ministério, mais de 22,8 agricultores de 20 municípios de Pernambuco vão receber o Garantia Safra. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado informou que uma comissão deve ser recebida, em fevereiro, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, para discutir os problemas causados pela falta de pagamento do benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário