MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Por causa da estiagem, plantio do milho safrinha é antecipado no PR

 

Com a terra úmida, os agricultores iniciam plantio das lavouras de milho.
Trabalho começa mais cedo por causa da colheita de verão antecipada.

Do Globo Rural
As primeiras cargas de sementes de milho começam a deixar a Cooperativa de Cascavel rumo às fazendas. Quase todo o estoque foi comercializado ainda em dezembro e este ano, houve um aumento de 30% nas encomendas: de 32 mil sacas para 46 mil. “O preço do milho está bom, então o produtor se adiantou na compra das sementes”, explica Marcos Alexandre Marcão, gerente de sementes da Coopavel.
O aumento se confirma no campo, onde os produtores já botaram as plantadeiras para funcionar. Depois da quebra na safra de verão por causa da estiagem, é no milho que os agricultores apostam para as lavouras de inverno. O produto a cada ano ganha mais espaço no Paraná.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, esta será uma safrinha recorde, com 10% de aumento de área no estado.
Safra maior e antecipada, muitos produtores estão plantando bem mais cedo que o normal porque a seca acelerou o ciclo da soja.
O bom preço e o desânimo com o trigo são os motivos do aumento na área plantada. “Considerando clima bom e satisfatório para o desenvolvimento da safra, que está vindo mais cedo este ano, estamos esperando bons resultados com o milho segunda safra”, explica Jovir Esser, economista da Secretaria de Agricultura do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário