MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Xô ressaca: confira dicas para espantar o mal-estar depois da folia


Especialista ensina a combater a ressaca

Tribuna da Bahia, Salvador
28/02/2019 16:03 | Atualizado há 2 horas e 20 minutos
   
Foto: Divulgação

Sabe aquela sensação de desconforto, enjoo ou dor de cabeça no dia seguinte ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas em festas ou eventos como o Carnaval? A popular ressaca tem até dia de comemoração (28 de fevereiro) e pode ser uma companheira indesejada para aqueles que se esbaldam na folia.
Mas por que isso acontece? A ressaca é causada porque o álcool precisa ser eliminado pelo organismo e para isso tem que ser transformado antes em outras substâncias. A depender da quantidade de bebida alcoólica ingerida, esse processo de eliminação pode levar de  6 a 8 horas
Coordenadora do curso de Nutrição da UNIFACS em Salvador, a professora Marlu Rezende afirma que, para minimizar os sintomas da ressaca, é importante seguir algumas dicas. “A pessoa deve aumentar a ingestão de líquidos, dando preferência à água de coco ou bebidas esportivas/isotônicos, pois além de repor água também ajudam a repor os eletrólitos perdidos, tais como sódio e potássio”, destaca.
Além disso, é fundamental investir numa alimentação adequada, dando preferência a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes. “Quanto mais frescos e variados, maior a quantidade de vitaminas, minerais e compostos bioativos, que são antioxidantes importantes no combate aos radicais livres produzidos pelo consumo da bebida alcoólica”, explica.
A professora Marlu lista alguns exemplos de frutas antioxidantes que podem ajudar nesse processo: açaí, acerola, laranja e limão. Chás detoxificantes também podem ser ótimos aliados contra a ressaca, se a pessoa não tiver nenhuma contraindicação, a exemplo dos seguintes: cardo-mariano, pau d´arco, melissa, hortelã, gengibre, cavalinha, capim-cidreira e boldo.
Prevenção - No entanto, para evitar prejuízos maiores à saúde ainda vale a regra de ouro: beber com moderação. Coordenadora do Grupo de Trabalho Redução de Danos da UNIFACS, a psicanalista e professora do curso de Psicologia da universidade Marlene Miranda alerta para o fato de que é cada vez maior o consumo de álcool entre os jovens, o que pode trazer consequências para a saúde física e emocional dessa turma.
“Embora nessa época de Carnaval exista uma sensação de que tudo é permitido, é importante lembrar que cada corpo, cada organismo, tem um limite e respeitá-lo é fundamental. Então, vale beber com moderação”, avalia a professora. “Se for beber, é importante manter a hidratação, intercalando a bebida alcoólica com água, observar a procedência da bebida, além de não ingerir álcool de barriga vazia ou sem estar bem alimentado”.
Com caráter interprofissional e multidisciplinar, o grupo coordenado pela professora Marlene tem atuação permanente e busca discutir temas relacionados à utilização de substâncias psicoativas como o álcool e estratégias de redução de danos para esse consumo, além de promover a conscientização. O trabalho do GT pode ser conhecido pelo endereço https://www.instagram.com/gtrdunifacs/
Top 5 contra a ressaca – Confira aqui dicas infalíveis
1.    Manter a hidratação
2.    Investir em líquidos como água de coco e isotônicos
3.    Preferir alimentos como frutas, verduras e legumes. Entre as frutas, destaque para as antioxidantes como laranja, limão e acerola
4.    Evitar comidas de difícil digestão (sarapatel, acarajé etc) para não dar muito trabalho ao organismo que precisa se recuperar
5.    Investir em chás detox como: cardo-mariano, pau d´arco, melissa, hortelã, gengibre, cavalinha, capim-cidreira e boldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário