Depois do rio e SP, chegou a vez da capital baiana receber visita técnica de monitoramento das medidas de proteção de foliões nos principais destinos carnavalescos
Redação
Os 3,4 milhões de visitantes que devem aproveitar Salvador neste Carnaval estarão protegidos por um esquema especial de inteligência policial. A iniciativa é pioneira no País em recursos de segurança pública para grandes eventos de rua.
Durante visita técnica oficial ao Centro de Operações e Inteligência da Bahia nesta quinta-feira (28), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, conheceu a operação montada pela Polícia Militar baiana para a época de maior fluxo turístico do estado.
A corporação disponibilizou um efetivo de 26 mil homens para reforçar a segurança dos foliões no período e contará, pela primeira vez, com uma estação móvel de reconhecimento facial para monitorar a circulação de pessoas. Foram investidos R$ 46 milhões.
“Salvador hoje é uma cidade que está preparada para receber os turistas, um exemplo de trabalho coordenado, integrado, um case para o resto do país. O Brasil e o mundo precisam ter noção disso. Os turistas precisam saber que podem vir com suas famílias que aqui além de muita diversão, eles estarão seguros”, afirmou o ministro, que vai passar a quinta de Carnaval na capital baiana.
Somente na Bahia, cerca de R$ 562 milhões devem ser movimentados no período. Para Marcelo Álvaro, o emprego de recursos humanos, tecnológicos e operacionais de excelência mostra o empenho de Salvador, que figura entre as grandes cidades carnavalescas do Brasil, na manutenção da paz e da ordem durante as festas.
“Ano a ano fazemos alguns ajustes, mas no geral, a polícia baiana domina o trabalho de forma sistêmica. Não a toa é referência para outros estados e muito bem avaliada por turistas nacionais e internacionais, nas copas das Confederações e do Mundo”, disse o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Conforme apresentou o secretário, a operação conta com 430 câmeras, incluindo as de lentes 360 graus e de zoom óptico 45x, além de 14 drones para monitorar os circuitos e apoiar a atividade policial na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário