MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reservatórios terminam o período de chuvas melhor que o esperado, diz ONS


Algumas térmicas a óleo de pequeno porte podem ser desligadas


Wellington Bahnemann, da Agência Estado
RIO - O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou que os reservatórios estão encerrando o período úmido (chuvas) melhor do que o esperado. "Estamos terminando o período úmido melhor do que  esperávamos. A hidrologia da primeira quinzena de abril foi muito favorável", comentou Chipp. O período úmido no Brasil, quando as chuvas são mais intensas, se estende do final de novembro até o final de abril de cada ano.
Os dados divulgados hoje pelo operador mostram que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste fecharam ontem em 62,31% da capacidade total. No Nordeste, o nível de armazenamento era de 48,37%. Diante dos números, o diretor-geral do ONS informou que os membros do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) irão se reunir no próximo dia 9 de maio para discutir a possibilidade do desligamento de algumas térmicas a óleo de pequeno porte.
"São térmicas que pouco agregam em termos de armazenamento", justificou o diretor-geral do ONS. Embora não contribuam significativamente para elevar o nível dos reservatórios, essas usinas pesam no bolso dos consumidores por terem um custo de geração bastante elevado. Chipp comentou que, dada a incerteza no comportamento das chuvas no fim de 2012 e início de 2013, essas usinas foram acionadas por prudência na operação do sistema.
"Agora, o CMSE tem mais elementos para tomar uma decisão e decidir se vai desligar algumas usinas ou mantê-las até o fim de maio", explicou. Chipp não descartou que o despacho térmico permaneça ligado a plena capacidade até o fim de maio, uma vez que este mês é considerado um período de transição entre regime chuvoso e o regime mais seco. "Há uma expectativa para maio de que não tenhamos muita chuva no Sul e chuvas moderadas no Sudeste", disse.
O diretor-geral do ONS deixou claro que a operação do sistema tem como meta alcançar um nível de armazenamento de 47% nos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste e de 35% no Nordeste. "A expectativa é ficarmos bem próximos dos níveis-meta com um volume um pouco menor de térmicas", disse Chipp. Para tanto, o operador trabalha com a expectativa de que as chuvas no Sudeste, Norte e Nordeste fiquem entre 90% e 100% da média histórica para o período que vai de maio a novembro.
"Se pararmos um pequeno volume das térmicas e a evolução não ocorrer como o esperado, o CMSE tem a prerrogativa de retomar o despacho das usinas", ponderou Chipp. Atualmente, o ONS tem determinado o despacho de 14,7 mil MW médios de térmicas, sendo 8,45 mil MW médios por ordem de mérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário