MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Na PB e no CE, ainda falta milho nos armazéns da Conab


Criadores recorrem ao milho subsidiado para alimentar o gado.
No CE, quantidade é insuficiente e na PB, há fila nos armazéns.

Do Globo Rural

Todos os dias, criadores fazem fila na entrada do prédio da Companhia Nacional de Abastecimento em Patos, no sertão da Paraíba. A expectativa é conseguir comprar milho por um preço mais baixo para alimentar os animais.
A quantidade de grão disponível é limitada. Para produtores com cadastro de compra de até 3 mil quilos, a saca de milho custa R$ 18,12, já de 3 a 6 mil quilos, o valor sobe para R$ 21.
A unidade de distribuição da Conab em Patos recebe atualmente por semana 10 carradas de milho, mas a quantidade é insuficiente porque para abastecer os mais de 8 mil criadores sertanejos cadastrados, seria necessário receber o dobro, 20 carradas de milho por semana.
Todo o milho que vai para o sertão paraibano é do Mato Grosso. As últimas três carretas que chegaram à Patos levaram 77 toneladas do grão.
Para tentar reduzir os problemas da escassez, Governo Federal vai enviar à Paraíba até o mês de maio mais de 35 mil toneladas do grão. A novidade é que o milho a preço subsidiado não será comercializado apenas na Conab, mas também em polos da Secretaria da Agropecuária e Pesca do Estado.
No Ceará, Antônio de Pádua é pequeno criador em Maranguape. Ele foi até o armazém da Conab em Maracanaú buscar 19 sacas de milho, o equivalente a 1140 quilos, suficiente apenas para um mês.
A presidente Dilma prometeu o envio para o Ceará de 60 mil toneladas de milho entre os meses de abril e maio, metade chegaria de caminhão e a outra de navio, mas até agora, só chegaram 8 mil toneladas e o transporte rodoviário é o único utilizado.
O superintendente da Conab no Ceará, Agenor Pereira, diz que as cargas estão chegando aos poucos.
Eduardo Peixoto é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, e conta que além de pouco milho, o produto também não chega todos os meses.
Em Caucaia, também na região metropolitana, Pedro Leone tem apenas duas sacas para alimentar o rebanho de 40 cabeças de gado e não sabe quando vai poder comprar de novo. Ele já perdeu dois animais por causa da seca e tem medo que outros morram por falta de comida.
A Conab promete levar mais 340 mil toneladas de milho para os estados do Nordeste até o final de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário