MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de abril de 2013

Táxis de Sergipe terão dispositivo que rastreia e avisa situação de risco


Equipamento envia localização do veículo para a central de polícia.
Método já é utilizado com sucesso em Pernambuco e Alagoas.

Marina Fontenele Do G1 SE

Táxi em Aracaju (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Taxistas são constantes alvos de assaltos e sequestros (Foto: Marina Fontenele/G1)
Os constantes assaltos e sequestros a taxistas de Sergipe devem diminuir com a instalação de um dispositivo eletrônico que comunica a polícia situações de risco. É o que espera o Sindicato dos Taxistas de Aracaju e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) que firmaram acordo de cooperação na manhã desta terça-feira (30).
A tecnologia desenvolvida há três anos por uma empresa de segurança de Pernambuco já é usada no próprio estado, em Alagoas e agora em Sergipe.
“O aparelho pode ser acionado discretamente pelo condutor que se sentir em situação de risco. Imediatamente um sinal será emitido via satélite para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) com a localização do veículo. Com essas informações os policiais poderão interceptar o carro e impedir que algum crime aconteça. Nos lugares aonde o sistema já vem sendo utilizado os resultados são muito satisfatórios”, explica o empresário Gilberto Lopes Bezerra Júnior.
Para Gerson Ferreira da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Taxistas, essa parceria significa garantia de sossego no trabalho. “O sistema de rastreamento vai começar a funcionar até meados de maio com o objetivo de salvar vidas porque nós já perdemos muitos amigos taxistas e isso não pode mais acontecer”, argumenta.
O sindicato estima que existam 10 mil taxistas em todo o estado, 4,5 mil somente na capital e na Grande Aracaju que compreende os municípios da Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Os taxistas serão orientados a comunicar imediatamente ao Ciosp assim que virem alguma ação criminal na rua.
  •  
SSP e Sindicato dos Taxistas firmam acordo de segurança (Foto: Marina Fontenele/G1)SSP e Sindicato dos Taxistas firmam acordo de segurança (Foto: Marina Fontenele/G1)
Parceria segura
Os primeiros 500 taxistas que optarem por aderir ao programa de segurança serão isentos do pagamento da taxa de instalação do equipamento que seria de R$ 100. Após isso, cada profissional terá que pagar uma mensalidade de R$ 45 para manutenção do sistema e aluguel do dispositivo.
Além disso, o sistema possibilita que o proprietário do veículo acompanhe pela internet o percurso percorrido e emita relatórios da situação da carga da bateria e das regiões onde ele mais circula. “É um benefício principalmente para os taxistas que arrendam o carro para outra pessoa trabalhar”, destaca Gilberto Lopes.
A implantação deste sistema não vai gerar custos à SSP que vai apenas ceder uma sala no Ciosp para a tela de monitoramento que emitirá um sinal sonoro a cada chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário