MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

'Ponta Negra é rota de visitação de jacarés', diz biólogo em Manaus


Domingo (28), três jacarés foram vistos próximos à praia; um foi capturado.
Biólogo diz que répteis podem ser de locais como o arquipélago Anavilhanas.

Adneison Severiano Do G1 AM

Jacaré capturado pelo Corpo de Bombeiros em Manaus (Foto: Divulgação)Jacaré capturado pelo Corpo de Bombeiros em Manaus (Foto: Divulgação)
A captura de um jacaré com mais de três metros de comprimento e o surgimento de outros dois répteis assustou os frequentadores da Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, no fim da manhã do último domingo. Porém, segundo o especialista da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ronis da Silveira, o balneário é rota de visitação desses animais e que, a cada dois a três anos, é comum o aparecimento de jacarés de grande porte no trecho do Rio Negro.
O biólogo informou que os animais podem ter vindo dos Rios Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu (afluentes do Rio Negro). No entanto, ainda existe a possibilidade dos répteis terem nadado cerca de 100 km do arquipélago de Anavilhanas até Manaus. “A Ponta Negra é um trecho de visitação dos jacarés, então não é incomum serem vistos no local. A novidade foi essa quantidade de três jacarés se aproximando em uma única ocasião. Porém, eles aparecem na Ponta Negra com frequência. Os jacarés vão baixando pelo rio, mas depois retornam ao lugar de origem, geralmente pelo mesmo caminho. Esse é o comportamento natural do bicho”, explicou Silveira.
Embora não considere o descarte de alimentos nas águas como principal fator que atraiu os animais, o especialista não descarta a hipótese dentre as prováveis influências. Já a presença de banhistas nas águas do trecho do Rio Negro também não é apontada pelo biólogo como um dos fatores.  “A Ponta Negra sempre sofreu com descarte de comida e sujeira, mas não creio que seja o motivo principal. Esses animais são complexos e a explicação do comportamento deles não é algo tão óbvio ou simples. O fato de ter pessoas no local também não foi o que atraiu os jacarés, porque as pessoas afastam os animais e não atraem”, esclareceu Ronis da Silveira.
Momento em que jacaré aparece na Praia da Ponta Negra em Manaus (Foto: Reprodução/Amazon Sat)Três jacarés foram vistos na Praia da Ponta Negra em Manaus no último domingo (28) (Foto: Reprodução/Amazon Sat)
Após capturar o jacaré com três metros e vinte centímetros, o Corpo de Bombeiros voltou na manhã desta segunda-feira (29), a fazer buscas nas águas do Rio Negro, na Praia da Ponta Negra. O tenente Marco Antônio Gama, do Corpo de Bombeiros, informou que as equipes continuarão monitorando o local para verificar se os outros dois jacarés aparecem.
“É comum eles aparecerem longe das margens nesse período do ano, na época da cheia do Rio Negro, mas não se aproximavam tanto da praia. Provavelmente eles vieram do Rio Tarumã-Açu”, revelou o tenente.
Captura
O jacaré capturado apareceu na área infantil da Praia da Ponta Negra, parte mais rasa do local. O Corpo de Bombeiros conseguiu capturar um dos três jacarés que rondavam a praia, depois várias tentativas feitas pelas equipes da corporação. O animal foi levado para o Refúgio Sauim Castanheiras.
Segundo o tenente Gama, o trabalho de captura do animal dependeu da paciência e persistência da corporação. "O jacaré passava por baixo da malhadeira utilizada para a captura. Esperamos bastante para pegar o animal que só ficava fora da água quando parava para respirar", disse o tenente.
Interdição
Devido ao aparecimento dos jacarés, a praia da Ponta Negra foi interditada na tarde deste domingo. A proibição de banhistas na água foi mantida mesmo após a captura de um dos três jacarés que rondavam o local. O tenente Gama informou ao G1 que vai solicitar um estudo ambiental para que as presenças dos animais na praia sejam esclarecidas.
Conforme Mafran Evangelista, coordenador e presidente da Comissão da Ponta Negra, a interdição depende dos bombeiros que planejam a proibição de banhistas na praia até que os estudos técnicos ambientais sejam realizados. "Aparecem botos e cobras d´água, mas jacarés tão perto das pessoas nunca tinha acontecido antes. A gente não pode deixar a população em risco", afirmou Evangelista.
Salva-vidas se preocupam mais com seguranças das crianças que não conseguem ficar em pé na profundidade máxima da área liberada (Foto: Mônica Dias/G1)Ponta Negra foi reaberta no mês de abril na Zona Oeste de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário