MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de abril de 2013

CAE do Senado aprova corte de IPI para agricultura familiar


Medida vale para compra de insumos, máquinas e equipamentos rurais.
Texto vai para a Câmara se não houver pedido para discussão em plenário.

Felipe Néri Do G1, em Brasília

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta quarta-feira (30), por unanimidade, projeto de lei que isenta da cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) equipamentos, máquinas e insumos agrícolas adquiridos por produtores da agricultura familiar e empreendedores familiares rurais.
O texto foi aprovado em caráter terminativo na comissão e, caso não haja requerimento para que seja votado em plenário, segue direto para a Câmara dos Deputados. De acordo com o relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), ainda na há estimativas do valor que esta isenção representará de perda de arrecadação. “Não dá para definir, porque vai depender da demanda do que vier da agricultura familiar”, disse Jucá.
A isenção do imposto vale para equipamentos nacionas e produtos fabricados nos demais países do Mercosul: Argentina, Uruguai e Venezuela – o Paraguai está temporariamente suspenso do bloco.
De acordo com a senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta vai incentivar um setor que ainda não foi beneficiado com as reduções de IPI concedidas pelo governo. “Essa proposta tem um valor social relevante. Desoneramos automóveis, vários bens para zona urbana e esquecemos da zona rural”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário