MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Com Ben Whishaw, ‘Limonov: O Camaleão Russo’ estreia essa semana nos cinemas

 


Dirigido por Kirill Serebrennikov (A Esposa de Tchaikovsky), o filme retrata a história ultrajante de Eduard Limonov, o poeta soviético radical


Baseado no livro best-seller de Emmanuelle Carrère, Limonov, que retrata a história real de Eduard Limonov, o poeta, delinquente, escritor, mendigo, mordomo e político radical russo, o filme abrange ambiciosamente décadas da jornada provocativa de Eddie, o drama biográfico Limonov: O Camaleão Russo será lançado nos cinemas brasileiros pela Pandora Filmes em 17 de abril. Dirigido por Kirill Serebrennikov (A Esposa de Tchaikovsky), o filme retrata as aventuras do poeta e provocador não-conformista Eduard Limonov. 


O longa foi exibido no 77º Festival de Cinema de Cannes em 2024, onde foi indicado à Palma de Ouro. A crítica estrangeira reconhece a atuação do protagonista Ben Whishaw, como “gloriosa” destacando aspectos como humor, melancolia e complexidade emocional. Ben é famoso por seus trabalhos em filmes como Perfume: A História de Um Assassino (2006), A Viagem (2012), e a franquia de James Bond, onde interpretou o personagem Q, em 007 - Operação Skyfall (2012), 007 - Contra Spectre (2015) e 007 - Sem Tempo Para Morrer (2021).


Em entrevista, o diretor Kirill Serebrennikov enfatizou a complexidade de Eduard Limonov, destacando sua poesia e a transformação de sua figura ao longo do tempo. Serebrennikov mencionou que o filme busca ir além do romantismo, incentivando o público a confrontar questões desconfortáveis sobre si mesmos. Ao abordar a escolha de filmar em inglês, Serebrennikov explicou que essa opção proporcionava a "distância necessária" para representar Limonov, alinhando-se com a abordagem de Emmanuel Carrère em seu livro.


Limonov: O Camaleão Russo não se limita apenas a mostrar os efeitos das ações de seu protagonista, mas também as repercussões que sua vida cheia de contradições causou nas pessoas à sua volta. Para o diretor, o objetivo do filme é retratar a trajetória de Eduard Limonov com uma abordagem honesta, sensível e respeitosa, tentando capturar a profundidade de um homem que viveu entre a arte, a política e os dilemas pessoais que marcaram sua história.


Kirill Serebrennikov iniciou sua carreira como diretor de teatro e cinema na década de 1990. Seu estilo de direção e jeito de contar as histórias, aborda questões sociais e políticas na maioria de seus filmes. Entre eles, os mais notáveis são Leviathan (2014), A Esposa de Tchaikovsky (2022) e Limonov: O Camaleão Russo (2024). Serebrennikov também fundou o centro teatral Gogol Center em Moscou e enfrentou dificuldades políticas, sendo preso em 2017.


Sinopse

Baseado no livro best-seller de Emmanuelle Carrère, Limonov retrata as aventuras do poeta e provocador não-conformista Eduard Limonov, que cresceu na cidade de Kharkiv, hoje na Ucrânia. Ele fugiu do que era então a União Soviética para os Estados Unidos, onde se tornou um poeta punk, e também mordomo de um milionário de Manhattan, antes de se transformar em escritor de moda e sensação literária em Paris. Após a queda do comunismo, Limonov voltou para a Rússia, onde fundou o nostálgico Partido Nacional Bolchevique, tornando-se um ídolo para muitos jovens russos.


Ficha Técnica

Data de estreia: 17 de abril de 2025

País: Itália, França, Espanha

Direção: Kirill Serebrennikov

Gênero: Biografia e Drama

Elenco: Ben Whishaw, Viktoria Miroshnichenko, Tomas Arana, Corrado Invernizzi , Evgeniy Mironov, Andrey Burkovskiy, Maria Mashkova, Odin Lund Biron, Vadim Stepanov, Vlad Tsenev, Sandrine Bonnaire, Céline Sallette e Louis-Do De Lencquesaing

Duração: 138 minutos

Roteiro: Kirill Serebrennikov, Ben Hopkins e Pawel Pawlikowski

Direção de fotografia: Roman Vasyanov

Trilha sonora: Massimo Pupillo

Direção de arte: Liubov Korolkova e Cynthia Sleiter

Edição: Yuriy Karikh

Direção de som: Alazne Ameztoy

Figurino: Tatiana Dolmatovskaya e Maurizio Basile

Maquiagem e Cabelo: Maria Tutukina Emilija Eglite

Efeitos especiais: Vlad Ogay

Produção: Wildside, Chapter 2, Fremantle Spain, France 3 Cinéma e Hype Studios

Produção executiva: Ardavan Safaee, Lorenzo Gangarossa, Mario Gianani, Dimitri Rassame e Ilya Stewart


Sobre a Pandora Filmes 

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.



Informações para a imprensa

Pandora Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário