A
Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos
(ABTLP) divulgou o Relatório Anual de Ocorrências no Transporte
Rodoviário de Produtos Perigosos referente ao ano de 2024. A publicação,
que chega à sua quinta edição, consolida dados sobre acidentes e
incidentes nas rodovias do Estado de São Paulo, oferecendo um panorama
detalhado dos principais desafios operacionais e avanços em segurança no
setor.
Segundo
o levantamento, foram registradas 1.033 ocorrências ao longo do ano,
sendo 490 acidentes e 543 incidentes, o que representa uma média de
quase três registros por dia. Embora a maioria não tenha causado danos
graves, o número representa um aumento em relação aos dois anos
anteriores, com destaque para julho como o mês com maior incidência, com
103 ocorrências, e outubro com o menor, registrando 65 casos. A faixa
horária mais crítica foi das 14h às 16h, concentrando o maior número de
registros.
A
publicação reúne informações de diversas fontes, como o Comando de
Policiamento Rodoviário, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo
(ARTESP), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o
serviço PRO-QUÍMICA. “A consolidação desses dados é fundamental para
orientar a tomada de decisões no setor e nosso objetivo é fomentar uma
cultura de segurança robusta, permanente e transversal em todas as
etapas do transporte. Cada dado apresentado no relatório deve servir
como base para ações preventivas mais eficazes", relata Oswaldo Caixeta,
presidente da ABTLP.
Entre
os destaques do relatório está a redução significativa nas vítimas
fatais: em 2024, foram registradas 20 mortes, contra 30 nos dois anos
anteriores e 34 em 2021. A queda reflete a eficiência crescente das
medidas de segurança e resposta a emergências. Ainda assim, o total de
vítimas (entre feridos e mortos) somou 1.094 pessoas no ano.
As
rodovias Raposo Tavares, Washington Luís e Presidente Castello Branco
lideram os rankings de ocorrências, enquanto o tipo de carga mais
envolvida foi o transporte a granel, responsável por 855 registros. No
recorte por substância, combustíveis como óleo diesel, etanol, GLP e
gasolina concentram a maior parte das ocorrências. Já as classes de
risco mais incidentes foram os líquidos inflamáveis, substâncias
corrosivas e gases.
O
relatório também destaca os impactos ambientais: dos 141 vazamentos
registrados, 108 ocasionaram contaminação do meio ambiente, sobretudo do
solo e do ar. "Mesmo uma única ocorrência com vazamento já é suficiente
para causar danos significativos à população e ao meio ambiente. Por
isso, nosso compromisso vai muito além de reduzir a frequência dos
eventos: queremos garantir que o transporte de produtos perigosos no
Brasil seja exemplo de responsabilidade, segurança e eficiência",
reforça Caixeta.
As
informações são sistematizadas pela equipe técnica da ABTLP e
apresentadas mensalmente à Comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes
no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no Estado de São Paulo,
contribuindo diretamente para o aprimoramento das políticas públicas e
das práticas operacionais do setor.
"Reafirmamos
com essa edição o papel da ABTLP como referência técnica e
institucional na representação das transportadoras especializadas.
Atuamos lado a lado com autoridades, empresas e parceiros para construir
um ambiente mais seguro, eficiente e responsável para toda a cadeia
logística brasileira", conclui o presidente da entidade.
Confira o relatório na íntegra.
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Sobre a entidade:
A Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP)
foi criada para defender os interesses de transportadores e operadores
logísticos com atuação no segmento de produtos perigosos, junto aos
poderes constituídos em âmbito nacional, estadual e municipal.
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*Disponíveis para entrevistas e contribuições.
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Informações para a imprensa
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