Localizada
no Praia de Belas Shopping, a Loja Tela é um ambiente próprio para
marcas testarem soluções que aumentam a competitividade no varejo e
inauguram novas soluções e formas de gestão. Marcas hospedadas carregam
originalidade e características locais.
O
que faz um consumidor entrar em uma loja física e concretizar a compra?
Para entender melhor fatores dessa decisão e muitas outras ferramentas,
além de permitir que pequenas marcas coloquem em prática as tendências
do mercado, o Sebrae RS apresenta a Loja Tela. Modelo inédito no país, a
loja funciona como um ambiente de experimentação para pequenos e micro
negócios gaúchos testarem tecnologias e experiências que aumentam sua
competitividade e desenvolvem na prática o varejo brasileiro.
O lançamento oficial ocorrerá na quinta-feira (23/04), no terceiro andar do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre.
O conceito foi estruturado sob a expertise do Sebrae RS para
desenvolver as empresas sob todos os aspectos de um varejo omnichanel e
as aproximar das principais e atuais tendências de varejo, elevando a
competitividade delas e, consequentemente, gerando conhecimento
aplicável a todo o mercado. Desde a disposição dos produtos até
novidades como um provador que gera uma experiência mais agradável e
envolvente, com possibilidades de ajuste de iluminação e som, que modula
a roupa para a ocasião em que será usada. Tudo na loja física é pensado
para que o cliente possa desacelerar e conhecer os produtos e marcas
com calma, o que auxilia no projeto de compra. A Loja Tela pretende
aproximar essas empresas de práticas e tecnologias discutidas nos
principais fóruns dedicados ao varejo, como a NRF, por exemplo.
"O
consumidor quer muito mais do que produtos durante uma compra, então a
necessidade de oferecer experiências que estabeleçam conexões emocionais
faz parte dos desafios do varejo. Pensando nisso o Sebrae RS traz ao
mercado a Loja Tela. Nosso objetivo é ensinar as marcas que estão
hospedadas como criar esses momentos de conexão que são necessários.
Além disso, permitiremos que os empreendedores testem novas estratégias
de vendas e tecnologias, que antes talvez não estivessem ao seu alcance,
para então ganharem em novos mercados”, destaca Ariel Berti, diretor
Técnico do Sebrae RS.
Laboratório de varejo e curadoria de marcas
O
projeto do Sebrae RS mescla um laboratório de varejo com uma curadoria
cuidadosa de produtos de pequenos negócios. Durante o primeiro ciclo de
seis meses, 23 marcas gaúchas dos segmentos de moda, bem-estar,
alimentos e bebidas, e, design terão a oportunidade de apresentar seus
produtos ao público. Novas marca que renovam a curadoria de produtos na
loja e que têm a oportunidade de experimentar todo esse plano de
desenvolvimento e aceleração que o projeto oferece serão selecionadas a
cada 6 meses para participar do projeto. Inscrições para o novo ciclo já
estão abertas.
"O
conceito da Loja Tela baseia-se em um espaço híbrido e mutante, para
testar estratégias de competitividade no varejo e potencializar pequenos
negócios gaúchos. Uma tela em branco para o empresário desenhar e se
conectar com o futuro do varejo", acrescenta Fabiano Zortéa,
especialista em varejo do Sebrae RS.
O
espaço é assinado pela arquitetura de Vera Zaffari e conta com as
seguintes marcas gaúchas: Flaya Brand, Bizet, Declari, Elisa Graef,
Malebi, Tout, Pimenta Mimosa, Janine Passini, Maria Pavan, Artha, Jane
Beauty, Lavanda Co, PR Saboaria, Koala, Lyovibes, Gabriel Rodrigues,
Casa Tertúlia, Brazô, Geleias da Bisa, Vivente, Pala do Sul, Mon Julli e
Orgânicos Mariani. Essas marcas compõem um mix que vai desde moda
feminina, passando por acessórios, decoração, bem-estar, design e
gastronomia.
Localização estratégica
Apesar
dos avanços do e-commerce no Brasil e no mundo, 57% dos consumidores
globais querem ver e sentir os produtos antes de comprá-los e 32%
desejam o atendimento encontrado nas lojas físicas. É o que revela o
relatório mais recente do EY Future Consumer, que contou com mais de 30
mil participantes espalhados por 30 países. Atento a esse comportamento,
o Sebrae RS escolheu o Praia de Belas Shopping como sede para a Loja
Tela. Com um fluxo mensal de aproximadamente 700 mil pessoas, o shopping
consolida-se como um polo de serviços, compras e lazer em Porto Alegre.
“Tanto os consumidores da Capital quanto os que vêm do interior
frequentam muito o shopping. E isso é importante para que os gaúchos
conheçam a Loja Tela e usufruam dessa nova experiência de compra”,
pontua Zortéa.
Pequenas e microempresas conectadas ao futuro do varejo
O
projeto insere-se nesse contexto com um desafio ousado: equilibrar
inovação e elementos tradicionais do varejo, criando um ambiente em que a
tecnologia seja uma aliada na gestão do negócio e experiência do
cliente para as marcas participantes.
Com
a iniciativa, o Sebrae RS reafirma seu compromisso com o fortalecimento
dos pequenos negócios e com a construção do futuro do varejo no Brasil.
O lançamento da Loja Tela promete ser um marco, criando um ambiente que
reflete as tendências globais do setor, em que a criatividade, a
inovação e a essência do varejo caminham juntas.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Vinícius Spindler: (51) 99942-3814
Sebrae RS: Ivana Gehlen: (51) 99684-4653 e Marina Azevedo: (51) 99933-0982
Nenhum comentário:
Postar um comentário