MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2024

A classe média sobrevive no Brasil?

 


Hugo Garbe, Professor Doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

em Ciências Econômicas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
 


No Brasil, a classe média, encontra-se numa posição peculiar, balançando entre o otimismo de uma vida melhor e as adversidades trazidas por um cenário econômico muitas vezes instável. Representando uma parte significativa da população, essa camada social é frequentemente vista como o coração do consumo e um indicativo da saúde financeira do país.
 

A evolução da classe média nas últimas décadas, com milhões de pessoas emergindo da pobreza, foi celebrada como um marco de progresso. No entanto, a realidade que se desenrola diariamente revela um cenário mais complexo, pontuado por desafios que testam a resiliência de seus membros.
 

A inflação, uma constante na economia brasileira, junto ao desemprego, são obstáculos que ameaçam a estabilidade financeira da classe média. O poder de compra, já comprometido pela inflação persistente, enfrenta ainda mais pressão com as incertezas do mercado de trabalho. Essas condições econômicas não só dificultam a manutenção do padrão de vida, mas também ameaçam as aspirações de progresso social e financeiro dessa camada da população.
 

Ademais, a instabilidade política e as reformas econômicas propostas, ou já implementadas, geram um cenário de incerteza, onde planejar o futuro se torna um desafio. A classe média, que historicamente se beneficiou de políticas de incentivo ao consumo e acesso ao crédito, agora se vê diante da necessidade de adaptar suas expectativas e comportamentos financeiros à nova realidade.
 

Neste contexto, a economia da classe média brasileira é um reflexo de sua capacidade de adaptação e resiliência. Enquanto lutam para preservar conquistas e garantir um futuro estável para suas famílias, os integrantes dessa classe social também representam uma força crucial para a recuperação e crescimento econômico do país. É um equilíbrio delicado entre manter a qualidade de vida e ajustar-se a um cenário econômico que exige cada vez mais flexibilidade e prudência financeira.
 

Diante desses desafios, a classe média no Brasil persiste, adaptando-se e buscando caminhos para sobreviver e, quem sabe, prosperar. Essa jornada não é apenas sobre enfrentar as adversidades do momento, mas também sobre moldar o futuro de uma nação que se vê perpetuamente na corda bamba entre o potencial e os percalços econômicos.
 

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

 
 

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Informações  

Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie  

imprensa_mackenzie@viveiros܂com܂br 

Eudes Lima, Eduardo Barbosa, Kelly Teodoro, Katharina Zayed e Guilherme Moraes

(11) 2766-7280

Celular de plantão: (11) 9.8169-9912



Nenhum comentário:

Postar um comentário