O “discurso de ódio” é aquilo que um poder autoritário define enquanto
tal. Dado que o poder, aqui, é marxista, o “discurso de ódio” são as
opiniões de que a esquerda não gosta. Alberto Gonçalves, em sua coluna
semanal no Observador:
Depois de consumar a aquisição de 95% dos “media” tradicionais
através da troca de “publicidade institucional” por propaganda informal,
os senhores que mandam nisto resolveram preocupar-se com as “redes
sociais”. Segundo uma senhora que é ministra de uma coisa por ser filha
daquele sr. Vieira da Silva que era ministro de outra coisa (estou a
brincar: são de facto dois génios numa única família), o governo vai
“monitorizar” o “discurso de ódio” na internet. A ministra explica que
estará interessada, cito, “na forma de propagação deste discurso nas
plataformas ‘online’ e nas mensagens que contém”, além de “identificar
autores e monitorizar processos de queixas”. De caminho, recolhem-se
“dados que fundamentem linhas de ação política” e presta-se “formação a
todos os actores que tenham que lidar com a matéria”. Ou seja, o
“discurso de ódio” será censurado, criminalizado e, façamos figas, os
seus perpetradores punidos.
Em teoria, acho muito bonito. O ódio é um sentimento desagradável e
nada justifica que, em vez de se darem bem, as pessoas andem para aí a
rebaixar o próximo (ou o anterior). Na prática, o enredo turva-se: quem
distingue o que é ódio do que não é? As autoridades, com certeza. E quem
concedeu às autoridades a capacidade de fazer semelhante distinção?
Deus Nosso Senhor ou, mais provavelmente, as autoridades elas mesmas. O
problema passa pela subjectividade do ódio.
Como não se deve argumentar mediante exemplos, vou usar três ou
quatro. Toda a gente, excepto os próprios “fascistas”, concorda que
criticar “a ciganada que vive do rendimento mínimo” se enquadra no
“discurso de ódio”. Mas desejar o fuzilamento dos “fascistas” que
criticam “a ciganada que vive do rendimento mínimo” parece ser uma
expressão salutar de benevolência e amor. Outro exemplo? Toda a gente,
excepto os próprios, concorda que demonstrar simpatia pública pelos
actuais presidentes dos EUA e do Brasil se integra no “discurso de
ódio”. Mas venerar os currículos dos srs. Fidel ou Maduro é apenas uma
forma de humanismo e um sintoma sadio de “consciência revolucionária”.
Um penúltimo exemplo: elogiar o benfiquista André Ventura é “discurso de
ódio”. Mas admirar o leninista Francisco Louçã, e arranjar-lhe cargos
institucionais e profissionais onde ele possa espraiar a respectiva
lucidez, é matéria de elementar bom senso. Por fim, discordar das lendas
do “aquecimento global” talvez constitua um “discurso de ódio”. Mas
alinhar com a fúria da pequena Greta contra os que têm de ser pendurados
em cordas de piano por discordarem das lendas do “aquecimento global” é
um progressismo louvável.
No fundo, e à superfície, não é muito complicado. O “discurso de
ódio” é aquilo que um poder autoritário define enquanto tal. Dado que o
poder, aqui, é marxista, o “discurso de ódio” são as opiniões de que a
esquerda não gosta. E quem diz as opiniões, diz os sujeitos que as
emitem, os livros e os filmes e as canções que as veiculam, as estátuas
que as simbolizam e o sistema económico e social que as permite. E, lá
está, as páginas nas “redes sociais” que as reproduzem.
Não vamos dramatizar. O governo não quer mal a ninguém. Somente
pretende conhecer que bitaites odientos percorrem a “net”, os nomes dos
bandalhos que os cometem, os números de telefone, as moradas físicas e
electrónicas, os laços familiares, os postos de trabalho, etc. E tudo
para meros efeitos estatísticos, incluindo a produção de gráficos em
Excel, o silenciamento, as ameaças pessoais, a chantagem no emprego e
restantes minudências vitais à estabilidade do regime e à coesão da
sociedade. Numa hipotética candidatura a um cargo na função pública, ou
na privada em risco de expropriação, é naturalíssimo que um “xenófobo”
ou “homofóbico” seja preterido em favor do moço que oscila entre o BE e o
PS, abomina “os americanos” e tem pela teocracia iraniana um carinho
especial.
É claro que, na ânsia de “monitorizar” desgraças, o governo podia
olhar para dentro e “monitorizar” a corrupção, a incompetência e, para
não desprezar a filha do sr. Vieira da Silva, o nepotismo. Em vez disso,
optou por fiscalizar o que os cidadãos escrevem no Facebook. Também é
importante.
Quase tão importante quanto ignorar os nossos defeitos é admiti-los.
Eu admito a minha ingenuidade, ou o meu optimismo. Durante os tristes
anos recentes, acreditei que a “Europa” seria um obstáculo aos apetites
mais drásticos de um governo socialista sustentado por comunistas.
Acontece que o mundo da Covid deixou a Europa num caos e derrubou as
últimas barreiras do decoro e das obrigações dos gangues caseiros. Num
ápice, com o conluio do prof. Marcelo e a paralisia cerebral das gentes,
o PS acaba de tomar conta disto, de repartir o saque com BE e PCP e, se
sobrarem, umas migalhas com o dr. Rio. Hoje, nem levemente se disfarçam
as nacionalizações, as negociatas, as nomeações, o culto dos chefes, a
“ilegalidade” de ajuntamentos, os patrocínios da banca, a subjugação da
“oposição” e dos “media”, o populismo reles contra “o estrangeiro” e,
enfim, a vigilância das “redes”. Os inimigos da democracia têm razões
para festejar o arranjo. Os restantes são livres de odiá-lo. Ou eram.
BLOG ORLANDO TAMBOSI
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