Por Conceiyção Montserrat
O mundo mudou!
Nós estamos mais conscientes do impacto que causamos em nossa comunidade, cidade, país. Não faz mais sentido fazer uso de produtos que não são sustentáveis, ecológicos, biodegradáveis, cada um tem sua parcela de comprometimento para a qualidade do nosso futuro e das novas gerações.
Olhando isto com muito cuidado, as principais marcas de luxo estão adaptando as mudanças de comportamento mundial, tornando a cadeia mais produtiva e atraente.
Os consumidores estão mais atentos, olhando com muito critério o desenvolvimento das empresas, observando suas atitudes com relação ao sustentável. Quem de fato se preocupa e tem engajamento, fazendo a diferença no comportamento social?
Uma das mais importantes holdings mundiais a Kering, sediada em Paris, possui várias marcas do mercado de luxo como Saint Laurent, Gucci, Stella McCartney, Alexandre McQueen, Balenciaga. Ela montou um departamento de sustentabilidade dentro da empresa, para revolucionar estas grandes grifes no mercado de luxo. Sob a gestão de Marie- Claire Daveau, que durante 4 anos, focou na sustentabilidade e erradicou o uso de PVC em 99,8% dos produtos de todas as empresas que pertencem a holding, conseguiu reduzir mais de 11% das emissões de carbono, 19% uso de água em seus processos e está utilizando quase 25% em energia renovável em seus insumos. Isto trouxe outros valores agregados para as marcas, além dos valores éticos, ganhou muita credibilidade no mercado de luxo e automaticamente suas ações se valorizaram. De fato, podemos observar, que todas as ações em prol de nossa qualidade de vida e sustentabilidade, traz ganhos incalculáveis a todos.
Como exemplo; podemos citar a área de construção civil, construções que produzem resíduos sólidos em quantidades mínimas e direciona suas sobras para empresas que fazem o reaproveitamento dos materiais e devolvem em outros materiais de uso da mesma cadeia de produtividade. Na área de decoração, nós estamos ha muitos anos desenvolvendo peças de design com absoluto bom gosto e qualidade, inclusive utilizando materiais ecologicamente corretos, seja madeira certificada, tecidos a base de fibras naturais, uso de materiais mais duradouros e econômicos como lâmpadas de LED com efeitos estéticos absolutamente elegantes nos projetos arquitetônicos.
Podemos falar ainda sobre irrigação automatizada, que aliada a automação, verifica a umidade e irriga o solo na quantidade suficiente para manter as plantas saudáveis. Sistema de iluminação fotossensível, acendendo automaticamente a medida que o sol se põe, energia fotovoltaica economizando até 90% do seu consumo de energia, eco decks para áreas externas, proporcionando maior durabilidade, lonas solares, impedindo o aquecimento e com isto diminuindo o uso de ar condicionado, móveis externos utilizando cordas náuticas com maior durabilidade, tecidos ecológicos, enfim, poderíamos falar inúmeras outras qualidades e a única conclusão que chegamos é que o Luxo está desenvolvendo projetos focados no sustentável há muitos anos.
Empresas focadas em sustentabilidade tem maior visibilidade no mercado, pois, se preocupam com o futuro e querem deixar boas marcas ao longo de sua história.
Este é o processo natural e correto, ser elegante, ser chique é ser SUSTENTÁVEL.
Isto sim é ser alguém de bom gosto e que faz a diferença no mundo!
O luxo de poder usufruir a natureza de forma correta, sem resíduo ou danos catastróficos!
Poder ir e vir sem a preocupação de se contaminar por algum produto que em contato com você e que possa prejudicar sua saúde de alguma forma, é essencial!
Conseguir fazer parte do consumo consciente, seja nos insumos ou na alimentação, buscando produtores que praticam o cultivo ou manejo, sem impactos ao seu entorno, utilizando-se de uma forma adequada e produzindo tudo que necessita como seu próprio adubo através do processo de compostagem e não fazendo uso de agrotóxicos substituindo estes por produtos naturais é uma tendência!
Agora, ter o privilégio de fazer parte desta transformação, deste movimento mundial e poder comprovar que, em um futuro próximo, as mudanças benéficas que você ajudou a transformar, por consumir produtos ou serviços que foram pensados por você e para você, isto sim é o LUXO REAL.
*Conceiyção Montserrat - Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais .
Sempre desenvolve projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e novidades em geral.
É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.
Nós estamos mais conscientes do impacto que causamos em nossa comunidade, cidade, país. Não faz mais sentido fazer uso de produtos que não são sustentáveis, ecológicos, biodegradáveis, cada um tem sua parcela de comprometimento para a qualidade do nosso futuro e das novas gerações.
Olhando isto com muito cuidado, as principais marcas de luxo estão adaptando as mudanças de comportamento mundial, tornando a cadeia mais produtiva e atraente.
Os consumidores estão mais atentos, olhando com muito critério o desenvolvimento das empresas, observando suas atitudes com relação ao sustentável. Quem de fato se preocupa e tem engajamento, fazendo a diferença no comportamento social?
Uma das mais importantes holdings mundiais a Kering, sediada em Paris, possui várias marcas do mercado de luxo como Saint Laurent, Gucci, Stella McCartney, Alexandre McQueen, Balenciaga. Ela montou um departamento de sustentabilidade dentro da empresa, para revolucionar estas grandes grifes no mercado de luxo. Sob a gestão de Marie- Claire Daveau, que durante 4 anos, focou na sustentabilidade e erradicou o uso de PVC em 99,8% dos produtos de todas as empresas que pertencem a holding, conseguiu reduzir mais de 11% das emissões de carbono, 19% uso de água em seus processos e está utilizando quase 25% em energia renovável em seus insumos. Isto trouxe outros valores agregados para as marcas, além dos valores éticos, ganhou muita credibilidade no mercado de luxo e automaticamente suas ações se valorizaram. De fato, podemos observar, que todas as ações em prol de nossa qualidade de vida e sustentabilidade, traz ganhos incalculáveis a todos.
Como exemplo; podemos citar a área de construção civil, construções que produzem resíduos sólidos em quantidades mínimas e direciona suas sobras para empresas que fazem o reaproveitamento dos materiais e devolvem em outros materiais de uso da mesma cadeia de produtividade. Na área de decoração, nós estamos ha muitos anos desenvolvendo peças de design com absoluto bom gosto e qualidade, inclusive utilizando materiais ecologicamente corretos, seja madeira certificada, tecidos a base de fibras naturais, uso de materiais mais duradouros e econômicos como lâmpadas de LED com efeitos estéticos absolutamente elegantes nos projetos arquitetônicos.
Podemos falar ainda sobre irrigação automatizada, que aliada a automação, verifica a umidade e irriga o solo na quantidade suficiente para manter as plantas saudáveis. Sistema de iluminação fotossensível, acendendo automaticamente a medida que o sol se põe, energia fotovoltaica economizando até 90% do seu consumo de energia, eco decks para áreas externas, proporcionando maior durabilidade, lonas solares, impedindo o aquecimento e com isto diminuindo o uso de ar condicionado, móveis externos utilizando cordas náuticas com maior durabilidade, tecidos ecológicos, enfim, poderíamos falar inúmeras outras qualidades e a única conclusão que chegamos é que o Luxo está desenvolvendo projetos focados no sustentável há muitos anos.
Empresas focadas em sustentabilidade tem maior visibilidade no mercado, pois, se preocupam com o futuro e querem deixar boas marcas ao longo de sua história.
Este é o processo natural e correto, ser elegante, ser chique é ser SUSTENTÁVEL.
Isto sim é ser alguém de bom gosto e que faz a diferença no mundo!
O luxo de poder usufruir a natureza de forma correta, sem resíduo ou danos catastróficos!
Poder ir e vir sem a preocupação de se contaminar por algum produto que em contato com você e que possa prejudicar sua saúde de alguma forma, é essencial!
Conseguir fazer parte do consumo consciente, seja nos insumos ou na alimentação, buscando produtores que praticam o cultivo ou manejo, sem impactos ao seu entorno, utilizando-se de uma forma adequada e produzindo tudo que necessita como seu próprio adubo através do processo de compostagem e não fazendo uso de agrotóxicos substituindo estes por produtos naturais é uma tendência!
Agora, ter o privilégio de fazer parte desta transformação, deste movimento mundial e poder comprovar que, em um futuro próximo, as mudanças benéficas que você ajudou a transformar, por consumir produtos ou serviços que foram pensados por você e para você, isto sim é o LUXO REAL.
*Conceiyção Montserrat - Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais .
Sempre desenvolve projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e novidades em geral.
É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.
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