MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de julho de 2020

COLUNA MALHA FINA / JORNAL A REGIÃO / 04/07/2020

Companhia indesejável

Mesmo correndo para evitar que o vice-prefeito inaugurasse a nova ponte, o prefeito de Ilhéus, Marão, teve que engolir a presença de José Nazal, além de candidatos a prefeito do PT e de outros partidos. Deu sorte que Jabes Ribeiro, convidado, não pode ir.

Poderia ser pior

Muito respeitado por Rui Costa, se Jabes estivesse lá, roubaria a cena. Nazal se comportou com elegância e os os outros candidatos são tão inexpressivos que sequer foram citados nas notas. Sobra para Marão fazer e inaugurar o futuro estacionamento sozinho.

Piti em Iuiu

O prefeito de Iuiu, Reinaldo Góes (PSD), "causou" em um vídeo que circula na internet. Transtornado ao chegar em uma blitz da PM, chamou os policiais de "preguiçosos". Disse que "ficam dormindo" e pegam trabalhador "só porque está sem os documentos da moto"...



É um pulinho...

Depois que a Polícia Federal desceu em Jequié e cumpriu a ordem de afastar o enrolado prefeito Gameleira, o blogueiro Guy Valério lembrou que "de Jequié a Ilhéus é um pulo". Até mostrou no mapa. A gente lembra que de Jequié a Itabuna também é um pulo...

Garçons fazendo obra

A empresa contratada pelo prefeito de Jequié para fazer obras em 82 escolas não tinha nenhum mestre de obra, nem engenheiro, nem pedreiro. Também não tinha sede nem funcionário na cidade. Ela terceirizou as obras e contratou amadores para trabalhar.

Querida, encolhi as UTIs

Existe uma grande curiosidade nos boletins de coronavirus de Itabuna e Ilhéus. A primeira chegou a divulgar 23 pessoas internadas em UTI, agora diz que só tem 20 leitos. Já Ilhéus vinha divulgando 55 UTIs no total e, de repente, passou a listar 50. Fecharam as UTIs ou é só manobra?



Governador não pode

Medida sem nenhuma base científica, ela tem dois problemas. O primeiro é achar que o coronavirus é boêmio, só circula à noite. O sagundo é legal. A Constituição Federal diz que só o Presidente da República pode decretar toque de recolher. Rui age como os traficantes do Rio...

Malandragemvirus

Na última vez, o juiz Murilo Luiz Staut Barreto botou ordem no galinheiro mandando suspender o decreto municipal. Ele lembrou que a restrição ao direito de ir e vir foi feita "sem amparo legal ou estudo científico". Para burlar a decisão do juiz, agora fizeram decreto estadual.



Rui Promessa

Nem o prefeito de Bom Jesus da Lapa, presidente da UPB, Eures Ribeiro (PSD), da base aliada, aguenta mais as promessas não cumpridas pelo governador Rui Costa, que ele chama de "Rui Promessa". Eudes cobrou o aeroporto, a estrada Lapa Paratinga e a do povo Quilombola.

A gente conhece...

A gente sabe como ele se sente. No sul da Bahia Rui Promessa já "assinou a ordem de serviço" da duplicação da BR-415 quatro vezes, todas falsas, todas sem contrato nem projeto aprovado. A fraude política não foi punida, mas a gente não vai esquecer.


Conselhos de cinismo

aglomeracao "Fique em casa". "Se precisar sair, mantenha no mínimo dois metros das outras pessoas". "Tem que evitar aglomeração". "É proibido viajar entre cidades com casos de Covid". "Todos os eventos estão proibidos". Vale para todo mundo, menos para quem falou: Rui Costa.

Rosto de madeira de lei

O tiranete da Bahia, Rui Chaves (PT) continua acima da própria lei. Ele proibiu todo mundo de viajar, fechou rodoviárias e tentou fechar os aeroportos... mas continua viajando como se só ele fosse imune ao coronavirus e único que nunca vai transportar o virus.



Engenheiro viajante

Na segunda-feira Rui Chaves saiu de Salvador, cidade que lidera em casos ativos de coronavirus, e foi passear em Juazeiro, para "inspecionar" o asfaltamento de ruas (ele virou prefeito?). Na quarta, foi para Ilhéus "vistoriar" a nova ponte. Na quinta, a Candeias.

Levando o perigo

O mesmo Rui Costa que chamou Bolsonaro de "irresponsável" por ir até Ceilândia, saiu de uma cidade com quase 10 mil casos ativos de coronavirus e 1.400 mortes, Salvador, para a sétima com mais casos, Ilhéus. O que o Rui Costa oposição falaria do Rui Costa governador?

Exercício ilegal de profissão

Segundo o tiranete da Bahia, ele "tinha que vistoriar" a obra antes de liberar para o tráfego. Deve ser o primeiro estado em que um economista faz a vistoria que, em outros lugares, é tarefa de engenheiro. Por causa da babaquice, Ilhéus ficou 2 meses sem usar a ponte pronta.



Zero em matemática

O secretário da Saúde Incerta da Bahia, Fábio "Vida Boa", precisa explicar as diferenças absurdas entre os números do coronavirus que sua secretaria divulga e os que as prefeituras indicam. A bagunça é tanta que ficou impossível saber a situação real. Veja o exemplo do dia 29.

6 não é igual a meia dúzia

Vitória da Conquista, 15 mortes segundo a Prefeitura e 42 (!) segundo a Sesab. Feira de Santana diz que tem 59 mortes, a Sesab alega que são 40. Itabuna teria 67 óbitos segundo a Prefeitura, 65 pela Sesab. Ilhéus teria 56 pela Prefeitura, mas 76 pela Sesab.

Samba do Fábio doido

A Bahia pode ter muito menos casos do que alega. Ou muito mais. Pode ter as mortes que o Governo do Estado alega ou muito menos. Talvez muito mais. Já passou da hora de se abrir uma investigação sobre a Sesab e seus relatórios, que rendem valiosas verbas federais.

Faça o que eu digo, mas...

Viajando todo dia para alguma cidade, saindo de uma que tem quase 10 mil casos atrivos de coronavirus, Salvador, e levando um bando de assessores e autoridades, será que Rui Chaves terá coragem de criticar o Presidente Bolsonaro por vir à Bahia no dia 10?

Nenhum comentário:

Postar um comentário