A Volkswagen Commercial Vehicles já iniciou a preparação para a chegada da versão de produção do conceito ID Buzz em 2022 com um demonstrador de tecnologia sob carros clássicos. Nesse caso, estamos falando da e-Bulli.
Trata-se de uma VW Microbus ou T1 Samba Bus original de 1996, que nos EUA teve essa geração apelidada de Bulli, enquanto no Brasil ficou conhecida como Kombi Corujinha.
Com a proposta de eletrificar carros clássicos da marca, a VW Commercial Vehicles fez uma parceria com a empresa eClassics, fornecendo todo o conjunto motriz e elétrico do e-Up para eletrificação da velha senhora.
Equipada com baterias de lítio de 45 kWh e freios regenerativos, essa Kombi Corujinha parece mais capaz que muito carro elétrico atual. Ela teve sua velocidade limitada em 130 km/h por motivos óbvios. Com freios regenerativos, a e-Bulli tem autonomia de mais de 200 km e tem seu tempo de recarga rápida (80%) em apenas 40 minutos num carregador de 50 kW.
Por fora, nada indica que se trata de um clássico eletrificado. As linhas são originais de 1966 e apenas nota-se a ausência do cano de “descarga”. Por dentro, praticamente tudo é original, exceto a alavanca de marchas. Infelizmente, ela é bem atual e conta com seletor de velocidades e ainda vem com modo B (Brake), que permite poupar os freios regenerando.
Tirando esse detalhe, assim como o display digital no clássico velocímetro, a e-Bulli pode passar despercebida da maioria dos olhares, claro, tirando sua beleza original, que realmente encanta quem ama carros antigos e cheios de história, como esse comercial alemão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário