MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Seca afeta cerca de 350 mil pessoas no Rio Grande do Sul, diz Defesa Civil

 

Estiagem deixa 67 municípios em situação de emergência.
Bebedouros salvam gado em Frederico Westphalen.

Do G1
Safra de milho RS seca (Foto: Giulia Perachi/RBS TV)Safra de milho RS seca (Foto: Giulia Perachi/RBS TV)
A cada dia, a falta de chuva provoca mais estragos nas lavouras do Rio Grande do Sul. No último levantamento da Defesa Civil, divulgado na tarde desta quinta (5), já são 67 municípios em situação de emergência. O total de pessoas atingidas pela estiagem chega a 342.296 em solo gaúcho.
Na tarde desta quinta (5), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) divulgou queda na previsão da colheita em todo estado: baixa de 25,17% da safra de milho e 11,43% da safra de feijão em relação à previsão inicial. A produtividade da soja também deve ser afetada. Em Tupanciretã, cidade conhecida como maior produtora do grão no Brasil, a perda é de 100% em algumas plantações.
Retroescavadeira da prefeitura de Boa Vista do Cadeado percorre propriedades rurais abrindo bebedouros para o gado 620x235 (Foto: Reprodução/RBS TV)Bebedouros são abertas para o gado em Boa Vista do Cadeado (Foto: Reprodução/RBS TV)
Bebedouros salvam gado
Em Boa Vista do Cadeado, na região noroeste do estado, produtores estão recorrendo à Prefeitura para abrir bebedouros para o gado, que já não encontra mais água em açudes e sangas. Com os animais com a alimentação prejudicada e sem água, a produção de leite caiu pela metade.
O prefeito de Boa Vista do Cadeado, João Paulo Beltrão, recorreu ao decreto de emergência para receber ajuda do Governo Federal. Ele teme que o prejuízo, que pode chegar a R$ 27 milhões, comprometa o orçamento do ano todo.
"O Rio Grande do Sul não está preparado para secas. Isto a gente vê desde 2005. O Governo Federal prorroga dívidas, mas isto fica uma bola de neve", desabafa o prefeito.
Caminhão pipa abastece residências em Frederico Westphalen 600x235 (Foto: Reprodução/RBS TV)Caminhão pipa abastece residências em Frederico Westphalen  (Foto: Reprodução/RBS TV)
Frederico Westphalen distribui água com caminhão-pipa
A seca deixou 90 famílias de Frederico Westphalen, no noroeste do estado, sem água. Algumas das fontes da cidade secaram. O fornecimento está sendo feito por caminhões-pipa da prefeitura. Os reservatórios das residências estão sendo abastecidos a cada dois dias.
Um novo caminhão deve ser adquirido nos próximos dias pela prefeitura de Frederico Westphalen, já que o problema da estiagem se agrava a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário