MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ProUni oferece 2.871 bolsas no Amazonas

 

Candidatos podem escolher três centros universitários em Manaus.
Vagas também são destinadas a cinco municípios do estado.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Estudantes afirmam que anulação da prova do Enem prejudica inscritos no Enem (Foto: Tiago Melo / G1AM)Mais de 131 mil candidatos fizeram a prova do
Enem  em 2011. (Foto: Tiago Melo / G1AM)
O total de 2.871 bolsas estão disponíveis para os candidatos do Programa Universidade para Todos (ProUni) no Amazonas. São 1.160 bolsas integrais e 1.711 parciais oferecidas a três centros universitários. A relação de ofertas de bolsas para universidades e centros universitários participantes do programa foi divulgada, nesta quarta-feira (4), pelo Ministério da Educação (MEC).

No Amazonas, 2.846 bolsas serão destinadas a centros universitários de Manaus. A quantidade restante será distribuídas nos municípios de Alvarães, Coari, Itacoatiara, Parintins e Tabatinga.

Segundo informações do MEC, a relação completa das instituições e a distribuição de bolsas, por curso superior, estará disponível para consulta no portal do ProUni nos próximos dias.De acordo com a lista previamente divulgada, na capital do Amazonas, o Centro Universitário do Norte (Uninorte) disponibilizará 1.194 bolsas sendo a quarta Instituição de Ensino Superior (IES) com maior número de bolsas oferecidas no país. O candidato do ProUni, no estado, também pode se candidatar a outras duas instituições: o Centro Universitário Nilton Lins (UniNilton Lins), que oferecerá 230 bolsas e o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/Ulbra), com 22 bolsas.
 
As inscrições para as bolsas oferecidas, neste primeiro semestre de 2012, estarão abertas de 14 a 19 de janeiro. De acordo com o MEC, o processo do ProUni contará com uma etapa de inscrição incluindo duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição.
Quem pode se candidatar
Podem se candidatar às bolsas integrais, estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro), por pessoa.

Além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Cronograma
De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério, a primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Ainda segundo informações do MEC, os candidatos, que não forem pré-selecionados por não formação de turma, podem integrar uma lista de espera que será usada pelas instituições para eventuais vagas ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista é de 22 a 24 de fevereiro.

O Ministério da Educação divulgou ainda que, ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula, de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário