MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Produção cresce, mas demanda de leite é maior que oferta no Nordeste


Em PE, alguns criadores investem na qualidade do gado.
Produção de leite está crescendo em vários estados.

Do Globo Rural

Antonio Oliveira é produtor de leite há 20 anos em Itaíba, agreste de Pernambuco. O leite garante a renda da família e, por isso, ele investe no aumento do rebanho. Somente nos últimos 12 meses, Antonio comprou 10 vacas da raça holandesa e agora está tirando, em média, 500 litros de leite por dia para comercialização.
Jonas Silvas também é produtor de leite no agreste de Pernambuco. Há seis meses ele comprou quatro vacas da raça holandesa e está entusiasmado com o rendimento. Jonas conta que a mudança veio depois que ele se uniu a uma cooperativa.
De acordo com a Secretaria de Agricultura do estado, em 2011, a produção de leite em PE cresceu 12% na comparação com 2010. Vinte e quatro municípios do agreste e sertão detêm 75% da produção diária de leite do estado, que é de 2,300 milhões de litros.
Os pequenos pecuaristas são responsáveis por 70% da produção. Cada um fornece, em média, 100 litros de leite por dia, produção que ainda não atende toda a capacidade industrial. “Estamos fazendo um trabalho para tentar melhorar a genética da região e ver se a gente consegue um leite com custo mais baixo e em maior volume”, explica Stênio Galvão, dono de laticínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário