MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mostra de Cinema de Tiradentes abre espaço para os novos talentos


Projeto ensina cinema para jovens entre 13 e 18 anos.
Cineasta, que se formou há um ano em cinema, tem curta exibido na mostra.

Pedro Triginelli, em Tiradentes Do G1 MG

Miguel Rohrmann, de 13 anos, e Jéssica Rocha, de 17 anos, produzem um curta-metragem durante a Mostra de Cinma de Tiradentes (Foto: Pedro Triginelli/G1)Miguel Rohrmann, de 13 anos, e Jéssica Rocha, de 17, produzem um curta-metragem durante a 15ª Mostra de Cinma de Tiradentes (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Você já imaginou aos 13 anos ser um dos diretores de um filme que vai ser exibido na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes? Miguel Rohrmann vai poder se gabar deste feito. Ele e mais 35 alunos participam de um projeto que ensina jovens a arte por trás da câmera. A mostra, que já é conhecida por trazer as estreias esperadas de filmes, diretores renomados e atores famosos, cada vez mais valoriza os jovens talentos e futuros diretores do ramo.
Recém-formado em cinema, Eduardo Montoro exibe curta em tiradentes (Foto: Pedro Triginelli/G1)Recém-formado em cinema, Eduardo Montoro
exibe curta em Tiradentes (Foto: Pedro Triginelli/G1)
O diretor Eduardo Morotó, de 28 anos, formou-se há apenas um ano em cinema e teve o seu curta “Quando Morremos a Noite” entre os exibidos no evento. “O Festival privilegia os novos talentos. É fundamental. Você sai daqui com novas ideias. Ela [a mostra] tem um olhar voltado para o novo”, disse.
Mas não são só os novos talentos que reconhecem e elogiam essa postura da Mostra de Cinema de Tiradentes. O diretor Francisco Cesar Filho, que já ganhou prêmios nacionais e internacionais de curtas-metragens, diz que o evento de Tiradentes ganhou uma personalidade ímpar. “Este festival tem outro caminho. Não só de jovens, mas o de trabalhar com filmes não convencionais. É um ‘cinema novo’”, explicou o diretor. Ele vai estrear seu primeiro longa-metragem "Augustas" neste sábado (28).

Por trás da Câmera
O projeto que o jovem Miguel Rohrmann participa leva o nome “Por Trás da Câmera” e tem o objetivo principal de poder dar um olhar mais crítico para jovens de 13 a 18 anos sobre o audiovisual. O curta, escrito e filmado pelos adolescentes, vai ter oito minutos de duração e vai ser exibido nesta sexta-feira (27).
Mas Miguel não foi o único a mostrar os seus novos talentos cinematográficos. Jéssica Rocha, de 17 anos, foi a responsável pela filmagem de uma das cenas do filme. Ela disse que nunca pensou que iria ficar tão nervosa atrás da câmera. “Eu sou atriz e achava que ficar na frente da câmera dava medo, mas hoje até tremi. Essa experiência vou levar para sempre”, afirmou a adolescente.
A coordenadora do curso, Anna Trancoso, diz que o projeto já existe há 11 anos e pode até incentivar jovens a se tornarem cineastas. “Os alunos escrevem o roteiro e eles mesmo ssão os diretores, fazem câmera e produção. O bom é que o trabalho tem continuidade. Vários alunos retornam no próximo ano”, informou.
Entre os 36 alunos deste ano, Miguel definitivamente foi um dos destaques. Durante a cena, ele incorporou o papel de diretor e comandou as ações no filme. “Eu gostei muito. Quem sabe não começo a mexer com cinema”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário