Projeto ensina cinema para jovens entre 13 e 18 anos.
Cineasta, que se formou há um ano em cinema, tem curta exibido na mostra.
Miguel Rohrmann, de 13 anos, e Jéssica Rocha, de 17, produzem um curta-metragem durante a 15ª Mostra de Cinma de Tiradentes (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Recém-formado em cinema, Eduardo Montoroexibe curta em Tiradentes (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Mas não são só os novos talentos que reconhecem e elogiam essa postura da Mostra de Cinema de Tiradentes. O diretor Francisco Cesar Filho, que já ganhou prêmios nacionais e internacionais de curtas-metragens, diz que o evento de Tiradentes ganhou uma personalidade ímpar. “Este festival tem outro caminho. Não só de jovens, mas o de trabalhar com filmes não convencionais. É um ‘cinema novo’”, explicou o diretor. Ele vai estrear seu primeiro longa-metragem "Augustas" neste sábado (28).
Por trás da Câmera
O projeto que o jovem Miguel Rohrmann participa leva o nome “Por Trás da Câmera” e tem o objetivo principal de poder dar um olhar mais crítico para jovens de 13 a 18 anos sobre o audiovisual. O curta, escrito e filmado pelos adolescentes, vai ter oito minutos de duração e vai ser exibido nesta sexta-feira (27).
Mas Miguel não foi o único a mostrar os seus novos talentos cinematográficos. Jéssica Rocha, de 17 anos, foi a responsável pela filmagem de uma das cenas do filme. Ela disse que nunca pensou que iria ficar tão nervosa atrás da câmera. “Eu sou atriz e achava que ficar na frente da câmera dava medo, mas hoje até tremi. Essa experiência vou levar para sempre”, afirmou a adolescente.
A coordenadora do curso, Anna Trancoso, diz que o projeto já existe há 11 anos e pode até incentivar jovens a se tornarem cineastas. “Os alunos escrevem o roteiro e eles mesmo ssão os diretores, fazem câmera e produção. O bom é que o trabalho tem continuidade. Vários alunos retornam no próximo ano”, informou.
Entre os 36 alunos deste ano, Miguel definitivamente foi um dos destaques. Durante a cena, ele incorporou o papel de diretor e comandou as ações no filme. “Eu gostei muito. Quem sabe não começo a mexer com cinema”, falou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário