MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Manaus deve ter telefonia 4G até dezembro de 2013, segundo Anatel


Anatel propôs consulta pública ao edital de licitação da telefonia 4G.
4G chega às sedes e subsedes da Copa até 31 de dezembro de 2013.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Manaus deve contar com acesso à telefonia de quarta geração (4G) até 31 de dezembro de 2013. A informação faz parte do edital de licitação para leilão da tecnologia 4G aprovada, nesta quinta-feira (19), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com a agência, a consulta pública vai durar 30 dias e a licitação deve ser publicada até dia 30 de abril.
No edital, Manaus e as demais 11 cidades-sede e subsedes da Copa do mundo de 2014 recebem prioridade e devem contar com o serviço até dezembro de 2013. Já as cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 recebem a tecnologia até dia 31 de maio do mesmo ano. As capitais e cidades brasileiras, com mais de 500 mil habitantes, e o Distrito Federal devem receber a telefonia até 31 de maio de 2014. Os municípios com mais de 100 mil habitantes só devem ter acesso à nova tecnologia em dezembro de 2015 e os que possuem população estimada entre 30 e cem mil habitantes serão os últimos áreas brasileiras a receber a telefonia, no fim de 2017.

De acordo com informações do conselheiro relator da proposta, Rodrigo Zerbone, a tecnologia 4G pode ter velocidade de até dez vezes maior do que a 3G. “Como o Brasil vai receber muitos turistas que vem de países que já vão ter, nessa época, também disponível a tecnologia de quarta geração, [esses turistas] vão poder trazer os equipamentos deles e utilizá-los aqui", afirmou.

Ainda de acordo com Zerbone, até cinco empresas devem competir no leilão. "A licitação foi dividida em lotes de abrangência nacional, abrindo a possibilidade para que até cinco empresas possam competir no 4G em todo o país", disse.
Tecnologia 4G
O 4G é o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. Alcança velocidades de cerca de cem megabit (Mbps), uma taxa de transmissão cerca de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps - o que as prestadoras vendem como plano de 1 Mbps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário