MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

Lixo gerado por turistas em praia no AM preocupa autoridades ambientais

 

Latas, garrafas e alimentos podres foram vistos pela reportagem
Ipaam vai analisar impacto da poluição ambiental e tomar providências.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM
Garrafas e latas de cervejas jogadas ao longo da praia (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Garrafas e latas de cervejas jogadas ao longo da praia
(Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Banhada pelas águas do Rio Negro, a Praia de Açutuba, um dos do cartões-postais do município de Iranduba, a 27 km de Manaus, está prestes a se tornar mais um ponto turístico degradado por banhistas, como já ocorre com a Praia Ponta Negra, em Manaus.
A reportagem do G1 esteve no local e constatou a poluição. Havia latas e garrafas de cerveja jogadas na orla, sacos de lixo com alimentos estragados pendurados nos galhos de árvores e até mesmo marmitas com alimentos boiando na água.
A Praia de Açutuba fica localizada no quilômetro 28 da estrada Manoel Urbano, que liga Manaus a Manacapuru. O caminho até a praia segue por um ramal asfaltado de 11 km, onde fica a Comunidade de Açutuba. Nesta época do ano, boa parte da areia branca e fina, que caracteriza a beleza do local, já foi coberta pelas águas escuras.
Banhistas foram embora, mas lixo ficou espalhado na areia (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Banhistas foram embora, mas lixo ficou espalhado na
areia (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Açutuba se tornou mais uma opção de lazer dos manauenses, após a inauguração da Ponte Rio Negro, em outubro do ano passado. O local é 'administrado' por uma família, que lucra com estacionamento privativo, que custa R$ 5, e com restaurantes para atender centenas de turistas, principalmente nos fins de semana.
Ney Santos, de 32 anos, dono de um dos restaurantes, disse que a comunidade se empenha em deixar a praia limpa, no entanto, alguns banhistas insistem em não recolher as embalagens dos produtos que consomem.
Sacos de lixo são pendurados por banhistas em galhos de árvores (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Sacos de lixo são pendurados por banhistas em galhos
de
árvores (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
"A gente recolhe latas, garrafas, plásticos e vidros, mas em poucas horas a situação é a mesma. fechamos parceria com empresas para instalar lixeiras ao longo da praia, mesmo assim, as pessoas não têm o bom senso de jogar o lixo em local apropriado", afirmou.
Providências
O secretário de meio ambiente de Iranduba, Oster Machado, admitiu que há pouca fiscalização na Praia de Açutuba, mas prometeu reforçar o trabalho a fim de preservar o local. "O problema ocorre em várias praias ao longo da estrada Manoel Urbano, porque o número de turistas aumentou bastante por causa da Ponte Rio Negro. Sabemos que o problema é grave", afirmou.
Já o Instituto de Proteção e Meio Ambiente do Amazonas (Ipaam) informou, por meio de nota, que vai encaminhar equipes de fiscalização para analisar o nível de poluição causada pelo turistas e que tomará as medidas cabíveis para inibir a degradação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário