MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de janeiro de 2012

Lanchas e jet skis dividem espaço com banhistas em Guarapari, ES

Leitora reclama do perigo de ter embarcações perto das pessoas.
Capitania dos Portos informou que intensificou a cobertura na região.

Amanda Monteiro Do G1 ES

Na alta temporada do verão, lanchas e jet skis são frequentes nas praias de Guarapari, balneário do Espírito Santo. Mas a proximidade com os banhistas e a imprudência de alguns pilotos preocupa os frequentadores. A leitora do G1 Marly Cezarino Arnoni reclama que a quantidade de veículos na praia aumentou muito e não há fiscalização suficiente. A Capitania dos Portos informou que intensificou a cobertura na região durante o verão com 100 militares, nove embarcações e nove viaturas em todo litoral capixaba.
"No último domingo (22), vários Jet skis e lanchas dividiam espaço com banhistas na praia de Peracanga. Uma criança chegou a se ferir enquanto brincava de ser puxada por um jet ski. O guarda-vidas não tem mais autoridade para falar e ninguém da Capitania dos Portos fica no local", afirma Marly.
Na praia de Peracanga, em Guarapari,  jet skis dividem espaço com os banhistas (Foto: Marly Cezarino Arnoni/ VC no ESTV)Na praia de Peracanga, em Guarapari, jet skis dividem espaço com os banhistas (Foto: Marly Cezarino Arnoni/ VC no ESTV)
Ela conta que as praias de Peracanga e Bacutia, em Guarapari, são as que mais concentram lanchas e jet skis. E afirma que é comum ver pessoas consumindo bebida alcoólica na praia e saindo em seguida para pilotar no mar, carregando pessoas.
A Capitania dos Portos informou que não é permitido pilotar embarcações após ingerir bebida alcoólica ou qualquer substância entorpecente ou tóxica. A penalidade prevista é de multa de R$ 40 a R$ 3.200 e/ou a suspensão ou o cancelamento do certificado de habilitação.
Embarcações podem se aproximar da faixa de areia
De acordo com a Norma da Autoridade Marítima nº 07, as embarcações podem se aproximar da faixa de areia, desde que o façam perpendicularmente à linha base e com velocidade não superior a três nós, preservando a segurança dos banhistas. Elas podem ficar paradas no local pelo tempo mínimo necessário para o embarque ou desembarque.
Os banhistas que flagrarem imprudências na praia devem fazer contato imediato com a Capitania dos Portos do Espírito Santo pelos telefones (27) 2124-6526 ou (27) 2124-6500. Se possível, informar as características da embarcação (tipo, cor), bem como seu número de registro, e localização (nome da praia/município, ponto de referência).
Lanchas passam perto de crianças (Foto: Marly Cezarino Arnoni/ VC no ESTV)Lanchas passam perto de crianças (Foto: Marly Cezarino Arnoni/ VC no ESTV)
Lanchas e jet skis dividem espaço com banhistas em Guarapari, no ES (Foto: Marly Cezarino Arnoni/ VC no ESTV)Lanchas e jet skis dividem espaço com banhistas em Guarapari, no ES (Foto: Marly Cezarino Arnoni/ VC no ESTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário