MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Instituto decreta tombamento do Centro Histórico de Antonina, no PR


Decisão do Conselho Consultivo do Iphan foi divulgada nesta quinta-feira (26).
Obras em prédios tombados precisam de autorização do Instituto.

Do G1 PR

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu, nesta quinta-feira (26), pelo tombamento do Centro Histórico de Antonina, no litoral paranaense. O processo, agora, segue para a homologação da ministra da Cultura Ana de Hollanda, o que não tem prazo definido para ocorrer.
Além do Centro Histórico, a área que compreende o complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM) também faz parte do conjunto de construções tombadas. Contudo, nessa área, a continuidade da atividade do porto será incentivada pelo Iphan, desde que os imóveis remanescentes mais importantes do complexo sejam preservados e recuperados.
Aspectos históricos e culturais da região do Centro foram levadas em consideração para o tombamento do Centro Histórico de Antonina (Foto: Reprodução/RPC TV)Aspectos históricos e culturais da região do Centro foram levadas em consideração para o tombamento do Centro Histórico de Antonina (Foto: Reprodução/RPC TV)
Embora falte a homologação, os efeitos do tombamento já estão em vigor, pois a decisão do Conselho, segundo o Iphan, é irrevogável. Assim, qualquer obra nos prédios que compõem a região tombada só pode ser executada após o projeto ser aprovado pelo Instituto.
Motivos do tombamento
Para decidir pelo tombamento, o Conselho levou em conta aspectos históricos e culturais da região, que foi um dos primeiros locais explorados pelos portugueses, ainda na época da Colônia. Conforme o parecer do Conselho, a área tombada materializa os processos de ocupação do Sul do país, além de estar intimamente ligada ao primeiro ciclo de exploração do ouro no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário