MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Imprensa internacional destaca perfil técnico de Graça Foster

Atual diretora de Gás e Energia será indicada à presidência da Petrobras.
Se aprovada, executiva substituirá José Sergio Gabrielli.

Do G1, em São Paulo

A imprensa internacional repercutiu nesta segunda-feira (23) o anúncio de que a atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, será indicada para presidir a estatal, em substituição a José Sergio Gabrielli., que ocupa o cargo desde 2005.

Alguns dos principais sites estrangeiros de notícias destacaram o  perfil técnico de Graça Foster, como é conhecida a executiva.
O nome de Foster  deverá ser apreciado pelos membros do conselho, em reunião que acontece no próximo dia 9 de fevereiro.
Graça Foster petrobras (Foto: Divulgação/Petrobras)Graça Foster petrobras (Foto: Divulgação/Petrobras)
Reportagem do jornal britânico “Wall Street Journal” descreve Graça Foster como uma “respeitada tecnocrata” que deve seguir fielmente a estratégia do governo de investir US$ 224 bilhões do governo para desenvolver as gigantes reservas de óleo descobertas recentemente no Brasil”.
O WSJ diz ainda que Graça Foster era considerada possível sucessora de Gabrielli em parte devido à longa relação que tem com a presidente Dilma Rousseff, com quem trabalhou em 1999 na secretaria de energia do Rio Grande do Sul.
No site de notícias econômicas "Bloomberg", Foster é citada como uma gestora “muito mais técnica que Gabrielli”, que era professor de macroeconomia e muito ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O site destaca ainda que ela tem formação em engenharia química e é uma profissional de carreira na estatal, onde já passou por muitos cargos diferentes.
No "El País", a possível substituta de Gabrielli é descrita como uma mulher de personalidade forte, e que sempre se manifestou contra cotas para as mulheres no mercado de trabalho, e que "não aceita restrições por ser uma mulher."
O site do "El País" cita ainda a origem pobre de Graça Foster, que viveu até os 12 anos de idade no Complexo do Alemão, uma das maiores favelas do Rio. "A garra que sempre mostrou Foster no trabalho e na vida é o que fez Dilma responsabilidade desses lugares sobre os seus ombros", elogia a publicação.
O veículo também destaca que a presidente Dilma Rousseff sempre quis Foster no comando da Petrobras, "o cargo mais cobiçado da administração pública", segundo o El País.
Já o site da revista "Forbes" afirma que Foster será será a primeira mulher a se tornar chefe de uma grande estatal no Brasil, e destaca a amizade que a executiva mantém há anos com a presidente Dilma.
Perfil
A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, indicada para assumir o comando da companhia, em substituição a José Sergio Gabrielli, tem 32 anos de Petrobras, segundo comunicado enviado pela própria estatal.
O nome de Graça Foster, como a executiva é conhecida, deverá ser apreciado pelos membros do conselho, em reunião que acontece no próximo dia 9 de fevereiro.
Formada em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graça Foster tem mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).
A executiva está na diretora de Gás e Energia da Petrobras desde setembro de 2007 e foi a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria na estatal.
Entre 2003 e 2005, Graça Foster foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, então comandado pela presidente Dilma Rousseff.
Confira currículo de Graça Foster divulgado pela Petrobras:
"Maria das Graças Silva Foster é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), tendo MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Foi eleita Diretora da Área de Gás e Energia da Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. em 21 de setembro de 2007. Tem 32 anos de Petrobras.
Atualmente, além deste cargo, Graça Foster é Presidente da Gaspetro – Petrobras Gás S.A. e dos Conselhos de Administração da TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. e da TAG – Transportadora Associada de Gás S.A. É membro dos Conselhos de Administração da Transpetro – Petrobras Transporte S.A., da Petrobras Biocombustível S.A., da Braskem S.A. e do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

De maio de 2006 a setembro de 2007, Graça Foster foi presidente da Petrobras Distribuidora S.A., acumulando a função de diretora financeira nesse último ano. Anteriormente, em setembro de 2005, assumiu a presidência da Petroquisa – Petrobras Química S.A., desempenhando, simultaneamente, a função de gerente executiva de Petroquímica e Fertilizantes na Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

De janeiro de 2003 a setembro de 2005, Graça Foster exerceu a função de Secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia e assumiu, por decretos da Presidência da República, as funções de Secretária Executiva Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) e coordenadora interministerial do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, ambos do Governo Federal.

Anteriormente, ocupou cargos gerenciais na Petrobras, na Área de Gás e Energia e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), bem como na TBG (Transportadora Brasileira do Gasoduto Bolívia Brasil).

Em 2007, Graça Foster foi condecorada com o grau de Comendador da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. No ano seguinte, foi eleita executiva de finanças do ano e recebeu o troféu “Equilibrista, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-RJ). Foi homenageada também com o prêmio “Mulher de Negócios 2008”, da revista Cláudia, publicação brasileira dedicada ao público feminino.

Em 2009, Graça Foster recebeu a Medalha Tiradentes, a mais importante homenagem oferecida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento do País e do Estado do Rio de Janeiro, como profissional da Petrobras.
Em 2010, Graça Foster foi incluída em dois importantes rankings internacionais. Ela é uma das 50 mulheres em ascensão no universo dos negócios em todo o mundo, segundo o jornal inglês Financial Times, e está entre as 10 executivas mais poderosas da América Latina, segundo a revista America Economia, publicação sobre economia, finanças e negócios na América Latina, editada no Chile.

Graça Foster está entre as 15 melhores gestoras do Brasil em 2011, de acordo com ranking organizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a empresa de seleção de executivos Egon Zehnder. Neste mesmo ano, ela participou do evento“Women at the Top", organizado pelo jornal Financial Times, que reuniu, na China, executivas que vêm se destacando em suas áreas de negócio em diferentes partes do mundo.

Também em 2011, Graça Foster foi agraciada, por proposta do Conselho da Ordem do Mérito Naval à Presidência da República, com o Grau de Comendador do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. A comenda foi concedida, em Brasília, durante as comemorações do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – data magna da Marinha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário