MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hyundai quer ‘atacar’ a Europa com o lançamento do novo i30


Sul-coreana ganha espaço com produtos atrativos e preços mais baixos.
Lucro líquido trimestral da Hyundai no mundo foi de US$ 1,8 bilhão.

Do G1, com informações da Reuters

novo hyundai i30 (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)Novo Hyundai i30 foi apresentado em Frankfurt
(Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)
A sul-coreana Hyundai Motor divulgou nesta sexta-feira (26) planos agressivos para auementar as vendas de automóveis na Europa neste ano, mesmo com a previsão de queda global das vendas para 2012. De acordo com a companhia, a estratégia será conquistar a quota de mercado das montadoras da região, enquanto elas lutam contra a recessão.
Para isso, a empresa tem como grande aposta o lançamento da nova geração do i30, que já foi apresentada no Salão de Frankfurt, na Alemanha, no ano passado. O carro chegará às concessionárias europeias ainda este mês.
A empresa, que ocupa o quinto lugar nas vendas mundiais de automóveis, juntamente com a afiliada Kia Motors, fez a previsão depois de informar que o lucro líquido trimestral (de outubro a dezembro) da companhia subiu mais fraco do que o esperado. Mesmo assim, a alta foi de 38% na comparação com o ano anterior, para 2 trilhões de wons (US $ 1,8 bilhão).
Para este ano, a Hyundai acredita que o ritmo de vendas no mundo vai cair pela metade em relação a 2011, devido ao cenário econômico incerto. No entanto, aposta que as vendas da companhia vão expandir 14,4% na Europa, para 465 mil veículos este ano. Além do i30, a sul-coreana aposta nas vendas do i40.
novo hyundai i30 (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)Nova geração do Hyundai i30 é a grande aposta da sul-coreana na Europa (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)
"A concorrência de preços poderia intensificar temporariamente na Europa, mas em última instância, uma reestruturação dos fabricantes de automóveis europeus poderia acontecer... Nós acreditamos que a difícil situação vai oferecer-nos uma oportunidade para expandir nossa participação de mercado na Europa", disse o diretor financeiro da Hyundai, Lee Won-hee, em uma teleconferência.
Em 2011, a Hyundai viu as vendas subirem 11,3% no mercado europeu. Hyundai e Kia somaram 5,1% de participação no mercado, enquanto que a Toyota Motor ficou com 4% e a Nissan Motor, 3,4%.
Assim, as vendas da Hyundai Europa foram responsáveis por quase 10% das vendas globais da marca no ano passado.
A rival japonesa Nissan também disse, recentemente, que espera aumentar as vendas na Europa este ano, mas a empresa não divulgou metas específicas.
Estados Unidos
Lee Won-hee disse também que a Hyundai tem como objetivo aumentar as vendas nos Estados Unidos em 4,5%, para 675 mil veículos este ano, passando de 20% de crescimento na comparação com 2011. A Hyundai vai lançar quatro novos modelos, incluindo o utilitário esportivo Santa Fe e a versão turbo do Veloster, mostrada no Salão de Detroit (assista ao vídeo).
Vendas globais
As vendas da empresa no exterior subiram 23,2% no quarto trimestre de 2011, compensando a queda 5,8% nas vendas na Coreia do Sul. A Hyundai disse que tem como objetivo em 2012 elevar suas vendas globais em 5,7%, para 4,29 milhões de veículos. Isso marca uma desaceleração para a montadora, que alcançou crescimento das vendas de dois dígitos nos últimos anos, incluindo o crescimento de 12,4% em 2011.
Em contraste, a Toyota prevê um salto de 21% em 2012, para um recorde de vendas, uma vez que se recupera de perdas de produção ocasionadas pelas inundações na Tailândia e o terremoto japonês no ano passado.
"Nossos objetivos de vendas para este ano têm olhar conservador. No entnao, o crescimento da Hyundai pode retardar os ganhos, mas vai superar a indústria automobilística em geral", disse Lim Jong-heon, administrador de fundos da Alpha Asset Management, que detém ações da Hyundai Motor.
Hyundai i40 (Foto: Divulgação)Hyundai i40 também é aposta no mercado europeu (Foto: Divulgação)
"Apesar do fato de que as montadoras japonesas estão se recuperando das condições anteriores desfavoráveis, eles ainda estão sob a pressão do iene forte e sua recuperação não é suficiente para ameaçar o crescimento da Hyundai", disse ele.
No início a Hyundai era fortemente criticada pela má qualidade dos carros. Hoje, ela se tornou uma das montadoras mais temidas na indústria, isso porque registra forte crescimento de vendas, mesmo durante a crise financeira global. A aceitação dos carros da marca faz com que ela cresça em participação de mercado.
Preços competitivos, ajudado pela moeda fraca da Coreia do Sul, e as características e estilo de seus modelos atraem os consumidores. No entanto, a desaceleração de tal crescimento gera o desafio de impulsionar ainda mais a imagem da marca e aumentar os preços para compensar a queda de volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário