MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hemocentros da Paraíba atendem 257 pacientes hemofílicos

 

Para lembrar tratamento, Dia do Hemofílico acontece na quarta-feira (4).
Hemofílicos são atendidos em 14 pontos diferentes na Paraíba.

Do G1 PB
 
Para lembrar a importância do tratamento e da atenção especial os pacientes hemofílicos, ocorre nesta quarta-feira (4) o Dia do Hemofílico. Na Paraíba, a rede de hemocentros informou nesta segunda-feira (2) que está atendendo periodicamente 257 pacientes com o problema em todo o estado. O país tem cerca de 11 mil hemofílicos, de acordo com o Ministério da Saúde. Essas pessoas quase não têm o fator de coagulação do sangue, uma proteína que o organismo produz para conter hemorragias.

Na Paraíba, os pacientes são atendidos pelo Hemocentro Coordenador, em João Pessoa, Hemocentro Regional, em Campina Grande, e mais 11 Hemonúcleos (nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras). Nos finais de semana e feriados, o hospital de referência para o atendimento é o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A Hemorrede da Paraíba informou que os pacientes também são beneficiados através do Programa Dose Domiciliar que é responsabilidade do Ministério da Saúde. Por meio do programa, a equipe dos hemocentros capacita pais e parentes de crianças hemofílicas para que realizem o transporte, armazenagem e administração da dosagem dos fatores sanguíneos nos pacientes em sua própria casa.


O plasma excedente da Paraíba é doado à França, mas, de acordo com a rede de hemocentros em breve ele passará a ser processado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Pernambuco, e voltará para ser usado na Paraíba. A primeira etapa da fábrica, que fica localizada no município de Goiana, foi inaugurada no último dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário