MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Festival organiza mutirão para limpeza de praias em Salvador e RMS

 

A primeira ação acontece em Jaguaribe, no próximo domingo (8).
Evento fechou parceria com a Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo.

Do Festival de Verão Salvador
Limpeza de praias (Foto: Hera Santiago)Voluntários recolhem lixo deixado nas praias de
Salvador (Foto: Hera Santiago)
O compromisso com o meio ambiente é uma das maiores preocupações da 14ª edição do Festival de Verão. Neste mês de janeiro, praias de Salvador, Lauro de Freitas e Mata de São João receberão um mutirão de limpeza mobilizado pelo evento. A ação, que tem como parceira a Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo, pretende levar aproximadamente 150 pessoas às praias desses três municípios para o recolhimento do lixo. O primeiro dos quatro percursos será feito no próximo domingo (8), na capital baiana, com início na Praia da Terceira Ponte e finalização na Praia de Piatã. A intenção dessas mobilizações é fortalecer a limpeza nas praias e incentivar a conscientização dos seus frequentadores.
As próximas ações acontecerão nos dias 14, 18 e 21 de janeiro, na Praia do Forte, Buraquinho e Aleluia, respectivamente, escolhidas pela sua melhor acessibilidade e por atrair o maior e mais diverso público. A agitação desses trajetos de limpeza ficará por conta do Grupo Cultural Naiêco Capoeira. Os jovens capoeiristas cantarão músicas com letras de engajamento ambiental durante todo o percurso, contagiando e convocando todos aqueles que estiverem curtindo um dia de sol.
Segundo André Papi, coordenador de projeto da Organização, a intenção é que a ação cause o menor impacto ambiental possível. Portanto, as sacolas de recolhimento são biodegradáveis, feitas à base de milho e depois de usadas, segundo ele, não causam nenhum dano ao meio ambiente. Os materiais que serão utilizados na caminhada virão com mensagens ambientalistas, para que os participantes incorporem na sua rotina um novo posicionamento quanto ao destino final do lixo.
Ao final do percurso, todos os resíduos recolhidos serão separados por tipo de lixo e cada fração será pesada. Isso servirá para que seja feito um retrato do lixo gerado naquelas praias e outras medidas possam ser tomadas. O lixo reciclável será destinado para cooperativas localizadas em Salvador e Lauro de Freitas e o não-reciclável será encaminhado para o destino correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário