MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Com fraude no Detran de MS até analfabeto tirou CNH, diz polícia

 

Quadrilha presa nesta sexta facilitava aprovação de candidatos em exames.
Candidatos podiam escolher quais pacotes de exames comprariam.

Do G1 MS
A corregedora do Detran-MS, Aline Lopes, mostrou como quadrilha atuava (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)A corregedora do Detran-MS, Aline Lopes, mostrou
como quadrilha atuava (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)
Até pessoas analfabetas e com problemas de visão conseguiram tirar a Carteira Nacional de Habitação (CNH) em Mato Grosso do Sul, graças a atuação de uma quadrilha, que segundo a Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), facilitava o processo de concessão do documento dentro do órgão.
Segundo a corregedora do Detran, Aline Lopes, sete funcionários do órgão são suspeitos de envolvimento nas fraudes e seis foram presos nesta sexta-feira (13), durante a Operação Sinal Vermelho, que desarticulou a quadrilha.
Além dos servidores foram presos ainda outras 11 pessoas em Campo Grande, Naviraí, Juti, Douradina, Dourados, Caarapó e Itaquiraí. Entre os presos estão examinadores do Detran, médicos, instrutores, proprietários de centros de formação de condutores e aplicadores de provas teóricas.
Aline Lopes diz que a suspeita é que a quadrilha agia há pelo menos dois anos. A investigação que levou a descoberta do esquema, conforme ela, começou há cinco meses, quando o Detran-MS descobriu que alguns condutores que conseguiram a CNH, sequer, tinham passado pelos exames.
A corregedora diz que o esquema era intermediado pelos instrutores das autoescolas que faziam o contato com os funcionários do Detran. O custo da aprovação dependia do 'pacote' de exames que era comprado pelos clientes do esquema.
“Existiam vários valores, de R$ 800 a R$ 3 mil, dependendo do pacote, que é como eles tratavam o conjunto de exames médico, psicológico, teórico e prático”, afirma Aline Lopes, completando que existia até um desconto para o pacote completo, com os quatro exames.

De acordo com a corregedoria, nove pessoas já foram ouvidas. Uma confessou o crime. Os 17 presos estão distribuídos nas celas do Grupo Armado de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) e da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), em Campo Grande. A prisão dos suspeitos é temporária, por cinco dias, podendo, ser prorrogada para 30 dias.
Conforme a polícia, os suspeitos de envolvimento no esquema devem ser indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, falsificação de documentos e corrupção passiva.
Já os condutores que compraram o pacote de facilidades para tirar a CNH vão perder o documento e ainda podem responder por falsificação de documentos e corrupção ativa.
O órgão, segundo Aline Lopes, ainda não tem a quantidade de carteiras de habilitação que foram emitidas de modo fraudulento e nem a estimativa de quanto a quadrilha movimentava.
Festas para comemorar
A divisão dos lucros com a operação da quadrilha era feita, de acordo com a corregedora do Detran, em festas que eram regadas a álcool e com mulheres. No momento da prisão nestasexta, conforme ela, um dos instrutores foi flagrado com uma arma de fogo.
Diretor do Detran-MS, Francisco Libório, e a corregedora do órgão, Aline Lopes (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)Diretor do Detran-MS, Francisco Libório, e a corregedora do órgão, Aline Lopes (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)
Segundo o coronel Francisco Libório Silveira, diretor executivo do Detran, caso seja comprovada a participação dos funcionários do órgão, eles serão punidos com demissão após ser aberto um processo administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário