MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de abril de 2025

Desafios e necessidades para o desenvolvimento na primeira infância

 


Maria Clara Alves, coordenadora dos segmentos Infantil e Fundamental da Rede Alante, ressalta o papel fundamental da escola no processo de aprendizagem infantil 

O aprendizado na infância é o início de uma longa jornada de conhecimento, no qual cada criança apresenta ritmos e necessidades diferentes. Sendo assim, é importante ter a presença de boas referências durante o crescimento dos jovens. 

Para que esse processo seja eficaz, é necessário que as crianças tenham o suporte adequado para explorar seu potencial de maneira saudável e criativa. É fundamental reconhecer que a infância é um período de descobertas e experimentações. As crianças aprendem conhecendo, interagindo e vivenciando novas experiências. 

De acordo com Maria Clara Rodrigues Alves, coordenadora dos segmentos Infantil e Fundamental da Rede Alante, a infância é uma fase repleta de desafios. Ela destaca que, ao mesmo tempo em que cada criança possui um ritmo próprio de desenvolvimento, o ambiente escolar precisa ser sensível a essas individualidades. "A adaptação à rotina escolar, a construção da autonomia e a relação interpessoal com os colegas são aspectos fundamentais, mas podem representar desafios para algumas crianças."  

A coordenadora complementa que a aprendizagem na infância também depende do bem-estar emocional das crianças, já que, quando enfrentam inseguranças ou dificuldades emocionais, podem ter mais obstáculos para aprender. "O ambiente familiar e a qualidade dos estímulos recebidos também influenciam diretamente no desenvolvimento", aponta Maria Clara. 

Ainda vale ressaltar a importância de uma escola acolhedora, onde a criança possa desenvolver não apenas competências cognitivas, mas também habilidades essenciais para a vida. "A escola na primeira infância vai muito além do ensino de conteúdos. É nela que a criança começa a desenvolver habilidades essenciais para a vida, como autonomia, comunicação, empatia e resolução de problemas", explica a educadora.  

Quando esse ambiente é positivo, cria-se uma base sólida para o desenvolvimento escolar e pessoal nos anos seguintes, resultando em uma criança mais confiante e motivada para aprender. 

Além disso, Maria Clara enfatiza a relevância da maneira como os conteúdos são introduzidos na escola, especialmente no processo de alfabetização. "O aprendizado precisa fazer sentido para a criança! No caso da alfabetização, o ideal é que o processo seja leve, lúdico e respeite o ritmo de cada aluno." Ela sugere que o uso de histórias, músicas e brincadeiras pode tornar esse processo mais prazeroso e natural. A especialista ainda reforça o papel do professor, que deve ser uma figura encorajadora e reconhecedora do esforço da criança, para garantir que ela se sinta capaz e segura para continuar avançando. 

Por fim, a especialista aponta que a equipe pedagógica desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente seguro e estimulante para a aprendizagem. "Apostar em metodologias ativas, que envolvam os alunos de forma participativa e despertem o interesse deles pelo conhecimento, é uma das formas de facilitar esse processo", destaca. A colaboração estreita entre escola, família e equipe pedagógica cria um espaço no qual a criança aprende de forma significativa e feliz, sempre respeitando seu tempo e suas necessidades. 



Mira Comunicação 

Juliana Miranda 

Luana dos Anjos 

(11) 95340-0873 

pautas@miracomunica.com.br 

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