Maria Clara Alves, coordenadora dos segmentos Infantil e Fundamental da Rede Alante, ressalta o papel fundamental da escola no processo de aprendizagem infantil
O
aprendizado na infância é o início de uma longa jornada de
conhecimento, no qual cada criança apresenta ritmos e necessidades
diferentes. Sendo assim, é importante ter a presença de boas referências
durante o crescimento dos jovens.
Para
que esse processo seja eficaz, é necessário que as crianças tenham o
suporte adequado para explorar seu potencial de maneira saudável e
criativa. É fundamental reconhecer que a infância é um período de
descobertas e experimentações. As crianças aprendem conhecendo,
interagindo e vivenciando novas experiências.
De acordo com Maria Clara Rodrigues Alves, coordenadora dos segmentos Infantil e Fundamental da Rede Alante,
a infância é uma fase repleta de desafios. Ela destaca que, ao mesmo
tempo em que cada criança possui um ritmo próprio de desenvolvimento, o
ambiente escolar precisa ser sensível a essas individualidades. "A
adaptação à rotina escolar, a construção da autonomia e a relação
interpessoal com os colegas são aspectos fundamentais, mas podem
representar desafios para algumas crianças."
A
coordenadora complementa que a aprendizagem na infância também depende
do bem-estar emocional das crianças, já que, quando enfrentam
inseguranças ou dificuldades emocionais, podem ter mais obstáculos para
aprender. "O ambiente familiar e a qualidade dos estímulos recebidos
também influenciam diretamente no desenvolvimento", aponta Maria Clara.
Ainda
vale ressaltar a importância de uma escola acolhedora, onde a criança
possa desenvolver não apenas competências cognitivas, mas também
habilidades essenciais para a vida. "A escola na primeira infância vai
muito além do ensino de conteúdos. É nela que a criança começa a
desenvolver habilidades essenciais para a vida, como autonomia,
comunicação, empatia e resolução de problemas", explica a educadora.
Quando
esse ambiente é positivo, cria-se uma base sólida para o
desenvolvimento escolar e pessoal nos anos seguintes, resultando em uma
criança mais confiante e motivada para aprender.
Além
disso, Maria Clara enfatiza a relevância da maneira como os conteúdos
são introduzidos na escola, especialmente no processo de alfabetização.
"O aprendizado precisa fazer sentido para a criança! No caso da
alfabetização, o ideal é que o processo seja leve, lúdico e respeite o
ritmo de cada aluno." Ela sugere que o uso de histórias, músicas e
brincadeiras pode tornar esse processo mais prazeroso e natural. A
especialista ainda reforça o papel do professor, que deve ser uma figura
encorajadora e reconhecedora do esforço da criança, para garantir que
ela se sinta capaz e segura para continuar avançando.
Por
fim, a especialista aponta que a equipe pedagógica desempenha um papel
fundamental na criação de um ambiente seguro e estimulante para a
aprendizagem. "Apostar em metodologias ativas, que envolvam os alunos de
forma participativa e despertem o interesse deles pelo conhecimento, é
uma das formas de facilitar esse processo", destaca. A colaboração
estreita entre escola, família e equipe pedagógica cria um espaço no
qual a criança aprende de forma significativa e feliz, sempre
respeitando seu tempo e suas necessidades.
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