- Com
a ascensão das buscas por IA, empresas precisam adaptar suas
estratégias para garantir visibilidade nas respostas automatizadas
- Nova
abordagem amplia o SEO tradicional e ajuda marcas a se posicionarem
como fontes confiáveis nos modelos de linguagem generativa
São Paulo, abril de 2025 –
A ascensão de plataformas como ChatGPT, Gemini, Perplexity, assim como
features como as AI Overviews do Google, pode transformar a maneira
como informações são buscadas e consumidas. Nesse novo cenário, surge o
conceito de GEO (Generative Engine Optimization), abordagem que ajuda
empresas a manterem suas marcas visíveis nas respostas geradas por
inteligência artificial.Segundo a OpenAI, o ChatGPT superou a marca de 100 milhões de usuários semanais ativos em 2023. A Perplexity, por sua vez, já ultrapassou 10 milhões de usuários mensais ativos. Esse volume crescente de interações com modelos de IA mostra uma mudança de comportamento significativa.
Esse
movimento se reflete também no desempenho de marcas no digital. Um
levantamento da Adobe mostrou que, durante a temporada de compras de
2024, houve um aumento de 1.300% no tráfego de sites de varejo originado de referências vindas de buscas por IA. Os consumidores que chegaram por esse caminho passaram 8% mais tempo, navegaram por 12% mais páginas e apresentaram uma redução de 23% na taxa de rejeição em comparação com usuários vindos de buscas tradicionais.
De acordo com Letícia Bernadino, gerente de SEO e Associate Partner da Cadastra, “O
GEO representa uma evolução natural do SEO. Hoje, as buscas não se
limitam a respostas com mais a uma lista de links, mas sim a respostas
diretas e contextualizadas. As marcas que souberem se adaptar a essa
nova realidade terão um diferencial competitivo”.
Ao
contrário do SEO tradicional, focado em melhorar o ranqueamento de
páginas nos motores de busca, o GEO visa inserir marcas dentro das
respostas fornecidas pelos modelos de IA. “Agora, não bastam mais
estratégias e táticas para aparecer no Google. O desafio é construir
autoridade e garantir que as inteligências artificiais reconheçam sua
marca como uma fonte relevante”, explica Letícia.
A presença
digital nos modelos de inteligência artificial depende de diversos
fatores: reconhecimento da marca como uma entidade confiável, forma de
indexação dos dados por diferentes plataformas e relevância contextual
do conteúdo.Ferramentas de IA como Perplexity, Claude, ChatGPT e Gemini
diferem na forma de obter e apresentar essas informações. A Perplexity
atua como uma fusão entre motor de busca e IA, utilizando dados da web
em tempo real para gerar respostas diretas com linguagem natural, sendo
mais responsiva a estratégias de GEO.
Claude, da Anthropic,
baseia-se em um banco de treinamento estático que é atualizado
periodicamente, o que limita sua atualização em tempo real. Já ChatGPT e
Gemini adotam um modelo híbrido, combinando dados de treinamento com
acesso a informações atuais, o que amplia a flexibilidade e influência
sobre suas respostas em comparação ao Claude.
4 dicas para começar a melhorar a presença de sua marca em respostas de IAEspecialistas apontam quatro ações iniciais para empresas que desejam se destacar nas respostas geradas por IA: - Analise sua presença nas plataformas de IA: teste como sua marca é mencionada em ferramentas como ChatGPT, Perplexity e Gemini.
- Crie conteúdo relevante e estruturado: materiais informativos e contextualizados aumentam as chances de sua marca ser citada.
- Construa autoridade digital: mantenha sua marca citada em fontes reconhecidas e associada a termos estratégicos.
- Monitore e ajuste sua estratégia: acompanhe como a IA responde e refine sua abordagem com frequência.
Segundo a McKinsey, 75% das empresas no mundo planejam adotar IA generativa nos próximos três anos, o que reforça a necessidade de adaptação nas estratégias de marketing digital. “A
adoção do GEO não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para
marcas que querem continuar relevantes. A inteligência artificial já
está transformando o marketing digital, e quem souber se posicionar
corretamente terá vantagem”, conclui Letícia Bernadino, da Cadastra.
Sobre a Cadastra
GEO – como destacar sua marca nas respostas de IAA
Cadastra é uma empresa global especialista em serviços tecnológicos
aplicados ao marketing para fazer as empresas crescerem. Nativa digital,
está há 25 anos combinando múltiplas expertises para entregar uma
revisão estratégica e operacional e impulsionar resultados com mais
eficiência. Oferece soluções de tecnologia, inteligência artificial,
marketing, consultoria, dados e analytics, criatividade e cloud de ponta
a ponta e com metodologia proprietária. Com mais de 900 profissionais,
em oito escritórios em cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, México
e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG
Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 e 2023
(Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços
Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The Americas’
Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento
de 2018 a 2021. Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance
digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria
Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a
ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022. |
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