Além
disso, a tecnologia monitora em tempo real o conforto dos passageiros,
evitando vibrações excessivas e melhorando a experiência de viagem.
Outro ponto positivo é a capacidade do sistema de calcular um Índice de
Segurança (IS) que aponta as áreas de maior risco, permitindo que as
autoridades ferroviárias priorizem a manutenção nas
regiões mais críticas. Para isso é utilizado um sinal de GPS para
capturar a localização georreferenciada e a velocidade do trem nas áreas
de risco.
Benefícios: custo acessível, fácil implementação e fortalecimento da indústria brasileira
O prof. Spinola destaca que a
Escola Politécnica reúne especialistas e laboratórios capazes de
desenvolver soluções conjuntas com a indústria e as instituições de
fomento, como Fapesp, Finep, Embrapii, entre outras. O projeto de
monitoramento da qualidade e segurança dos sistemas metro-ferroviários é
um exemplo. Com um custo acessível e fácil implementação, esse sistema
pode ser instalado em qualquer frota de trens, avaliar qualquer trecho
da linha, e em diferentes condições de carga e velocidade, sem causar
transtornos no tráfego. “Essa inovação representa um grande passo no uso
de tecnologias para monitoramento em tempo real, ajudando a otimizar a
manutenção e garantindo viagens mais seguras e confortáveis para os
passageiros”, afirma o prof. Spinola. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário