JORNAL A REGIÃO
Na próxima semana chegará a Páscoa, uma das datas mais importantes para os cristãos e um dos períodos mais aguardados pelos turistas. Isso porque a data, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é feriado nacional, e os dias que antecedem formam a Semana Santa, são bastante usados para viagens.
Neste ano, ainda há um bônus: após o Domingo de Páscoa, há outro feriado nacional, o Dia de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril, e uma grande oportunidade de estender o passeio. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo reuniu 14 municípios paulistas que oferecem programações especiais de Páscoa.
Tem desde as tradicionais encenações da Paixão de Cristo, até caça aos ovos. “São atividades e expressões culturais que complementam o leque de atrativos dos destinos paulistas, e atraem turistas do Brasil inteiro. Vale a pena conferir!”, afirma Roberto de Lucena, titular da pasta.
Em São José dos Campos, os moradores e turistas da cidade podem conferir o Auto de Páscoa, grande espetáculo que remonta a Paixão e ressurreição de Jesus Cristo. Realizado pela Igreja da Cidade, o evento deste ano traz como tema” A Jornada”. A encenação acontece de 14 a 20 de abril, em diferentes horários, na sede da igreja.
Em Cubatão, há a tradicional Encenação da Paixão de Cristo, realizado pela Associação Cultural Incena Brasil e pela Prefeitura. O evento acontece na Sexta-Feira Santa, dia 18, às 19 horas, na Arena do CSU, Parque do Trabalhador, localizado na Rua Salgado Filho, 323-355 – Parque Fernando Jorge, em Cubatão.
Em Pedreira, na região de Campinas, acontece a Encenação da Paixão de Cristo, que retrata a vida de Jesus do seu nascimento até a morte na cruz. Organizada pela Prefeitura, ela será neste sábado, às 19h30, no Jardim Náutico Represa – Basílio; e no domingo, a partir das 20h, no Calçadão da Antônio Pedro e Praça Ângelo Ferrari.
Já durante toda a Sexta-Feira Santa, 18 de abril, os fiéis de Pedreira e da região percorrem a subida do Complexo Turístico do Morro do Cristo, passando pelas estações da Via Sacra, que retrata toda a Paixão de Jesus, da prisão à ressurreição. A Via Sacra do Morro do Cristo é realizada pela Paróquia Santana.
Em Holambra, as atividades começaram no dia 5, com a inauguração da Vila da Páscoa, na Praça dos Pioneiros. Além da decoração temática e versões diferentes do coelhinho, como o coelho pescador, o local tem uma cascata de chocolate e a presença do Coelhinho, que estará disponível de até 19 para tirar fotos com os visitantes.
Além disso, a partir desta sexta acontece a Exposição da Via Sacra, na Praça dos Coqueiros. As estações da Via Sacra serão representadas por painéis de 1,8 metro. Os painéis retratam a Paixão de Cristo, da condenação à ressurreição. Depois, no dia 16, às 20h, haverá uma celebração especial com a procissão da Via Sacra.
Em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo, acontece a Encenação da Paixão de Cristo, ao ar livre. Neste ano, o espetáculo promete encantar os espectadores com uma nova abordagem, inspirada no teatro renascentista do grande escritor e dramaturgo William Shakespere.
Na região metropolitana de São Paulo, o município de Santana de Parnaíba realiza a segunda maior encenação do Brasil sobre a vida de Cristo: o “Drama da Paixão”. O espetáculo revive o nascimento, a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, um dos mais emocionantes acontecimentos da humanidade.
Realizado num espaço cenográfico de 15 mil m², o evento envolve mais de mil pessoas, entre atores e produção. O Drama da Paixão acontece nos dias 17, 18 e 19 de abril, das 20h às 23h30, na Barragem Edgard de Souza – Estrada dos Romeiros, km 40. O evento é gratuito e tem a expectativa de atrair 30 mil pessoas.
Em São Roque, o Catarina Fashion Outlet organiza o Catarina Easter Market. Entre os dias 18 e 20 de abril, das 14h às 20h, haverá atrações como oficinas, lojas, musicais e chocolate, e uma seleção de produtos temáticos para aproveitar a Páscoa. Para participar, é necessário se inscrever no link https://jhsf.crmall.com/inscricao-evento/3
Em Tambaú, a Semana Santa começa com a procissão de Ramos, no domingo, 13. Durante a semana, haverá eventos como a Via Sacra, procissão do encontro, apresentação teatral da paixão de Cristo e procissão do Senhor Morto. No domingo, 20, acontece uma celebração festiva de Páscoa para comemorar a Ressurreição de Jesus.
Em Piracaia, a Capital da Truta, acontece a tradicional Festa de Páscoa na Casa do Artesão de Piracaia, no dia 19. A Festa promove a interação entre os moradores, resgata tradições culturais, fortalece os laços familiares e comunitários, e incentiva valores como solidariedade, renovação e alegria.
Em Cajati, na região de Registro, há 42 anos acontece a Encenação da Morte de Cristo com um elenco de 100 voluntários, moradores da cidade; e trilha sonora ao vivo pela Banda Municipal de Cajati. Os palcos onde as cenas principais acontecem podem ser vistos de vários ângulos. A Paixão de Cristo acontece no dia 18 de abril, 20h.
Paraguaçu Paulista, na região de Marília, promove no dia 18, das 20h às 23 horas, a Encenação da Paixão de Cristo. O evento é realizado pelo Departamento de Turismo e Cultura em Paraguaçu Paulista, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Paz. O objetivo é remeter ao período em que Jesus percorreu o caminho da Via Sacra.
Em Marília, acontece a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O evento é gratuito, está em sua 29ª edição, deve receber 10 mil expectadores na Sexta-Feira Santa, que neste ano é dia 18 de abril, das 20h às 22h, no Parque do Povo, na Av. Mem De Sá – Nucleo Hab. Nova Marilia, Marília.
A realização é da Paróquia Santa Rita de Cássia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília. A apresentação dura, em média, uma hora e meia e retrata passagens bíblicas, com cerca de 120 atores e equipe de apoio de 50 voluntários. O evento acontece , e envolve centenas de pessoas, entre atores, figurantes e equipe de apoio.
Em Colômbia, na região de Barretos, acontece a Paixão de Cristo no dia 18, das 20h às 23h. Realizada pela Igreja Matriz em parceria com a Prefeitura, o evento conta com apresentações da Paixão de Cristo para toda a família. A expectativa é de que mil pessoas assistam à Paixão de Cristo.
Em Olímpia, a Capital Nacional do Folclore e sede de grandes parques aquáticos, haverá as tradicionais missas realizadas na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São João Batista, na Paróquia São José, e na Paróquia São Judas Tadeu e Santo Expedito. Além disso, haverá Encenação da Paixão, na Sexta Santa, dia 18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário