Uma
das maiores empresas do setor de engenharia consultiva do Brasil,
movimento é para diversificar e acelerar a expansão no mercado
internacional, disse o CEO da Timenow, Antonio Toledo, durante o
Brazilian Regional Markets
Em um movimento estratégico para diversificar a área de atuação e acelerar o crescimento nos Estados Unidos, a Timenow, uma das maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil, está conduzindo seu primeiro processo de M&A no país. O plano é adquirir uma empresa de pequeno porte especializada
em engenharia para complementar o portfólio da Timenow no mercado
americano, onde a organização tem atuado mais fortemente em
gerenciamento de projetos desde que iniciou a internacionalização de
suas operações, há mais de dois anos, a partir dos Estados Unidos.
O
anúncio foi feito por Antonio Toledo, CEO da empresa, durante o
Brazilian Regional Markets, evento realizado pela Apex, em São Paulo, no
dia 26 de março, e que terá uma próxima etapa em Nova York, em 12 de
maio. O encontro destacou a contribuição dos mercados fora do eixo
Rio-São Paulo para o desenvolvimento econômico do Brasil, responsáveis
por cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Toledo
explicou que o objetivo do M&A é solidificar ainda mais o processo
de internacionalização da Timenow, que também possui uma subsidiária em
Portugal para atender à demanda do continente europeu. “A Timenow tem
crescido consistentemente nos Estados Unidos, um mercado gigantesco que
investe anualmente o equivalente a um PIB brasileiro apenas em projetos
de infraestrutura. A ideia, com o M&A, é acelerar e aprofundar ainda
mais o conhecimento já adquirido naquele país”, ressaltou.
A
aquisição ou fusão com uma empresa de atuação mais concentrada na área
de engenharia, observou o CEO, poderá trazer mais sinergias para a
Timenow como um todo, além da diversificação e inserção naquele mercado.
“A empresa tem crescido no setor de engenharia no Brasil, mas essa área
ainda é pouco representativa nos negócios. Através dessa tese de
investimento, é possível complementar o portfólio de maneira mais
assertiva.”
Além
disso, a Timenow busca mitigar os riscos de ser uma empresa
estrangeira. “Em um viés mais qualitativo, é preciso cobrir algumas
lacunas decorrentes dos gaps culturais que são naturais, como as formas
de fazer negócios e de operar. Essa operação visa atenuar essas
diferenças. Queremos atuar nos Estados Unidos com uma empresa que
conheça bem os segmentos nos quais atua, que compreenda o mercado e,
assim, elimine qualquer tipo de dúvida sobre a competência e capacidade
da organização”, complementou Toledo.
“Para
além da diversificação, a tese da Timenow foca muito nos empreendedores
e no time executivo à frente do negócio – nosso mercado é sobre pessoas
– e na visão de futuro. É a partir dessa conjuntura de qualidades e
capacidades que o processo de M&A visa encontrar uma empresa com
escalabilidade a ser alcançada e que perceba na Timenow a alavanca para
acelerar os negócios. É unir forças em prol de um objetivo maior”, disse
o CEO.
A
decisão de ampliar a presença no mercado americano faz parte do plano
estratégico de crescimento da Timenow, previsto até 2030, ano em que a
empresa estima alcançar R$ 1,4 bilhão em faturamento e obter cerca de 25% de suas receitas no mercado internacional.
“Esse
planejamento, que inclui expansão também por meio de aquisições, foi
elaborado em 2021, e já prevemos antecipar essa meta de receitas, pois
hoje estamos cerca de um ano adiantados”, afirmou Toledo. Nos últimos
cinco anos, a Timenow tem registrado uma evolução média de 30% ao ano e
atingiu R$ 630 milhões em faturamento em 2024. A expectativa para 2025 é
de receitas em torno de R$ 735 milhões.
Brazilian Regional Markets
Fundada
em 1996 e sediada em Vitória, a Timenow participou do painel de
discussão “Empreendedorismo regional: o Brasil além do eixo Rio-São
Paulo” do Brazilian Regional Markets, que reuniu empresários,
executivos, lideranças econômicas, políticas e intelectuais, além de
gestoras de fundos de investimentos nacionais e internacionais, em torno
de temas relevantes para os estados fora do eixo Rio-São Paulo.
A
etapa paulista do evento antecipou parte dos principais temas a serem
tratados no Brazilian Regional Markets – Nova York, especialmente, o
potencial para negócios dos seis estados do País considerados as “Onças
Brasileiras”, em alusão ao crescimento verificado nos “Tigres
Asiáticos”: Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e
Mato Grosso do Sul, que apuraram crescimento anual médio do PIB de
2,7%, acima dos 2,2% da média nacional, nos últimos vinte anos.
“A
Timenow nasceu no Espírito Santo, estado que abriga grandes companhias
nacionais e multinacionais, como a Vale, Suzano e ArcelorMittal, ou
seja, um ecossistema forte que nos possibilitou um portfólio arrojado de
clientes e a força para expandir as operações. Hoje, a empresa, com
2.500 funcionários, está em todas as regiões do País, em cerca de 16
estados, é cada vez mais relevante, global e digital, mas mantém a sede
em Vitória e o espírito do empreendedorismo de quase 30 anos atrás
intacto para continuar crescendo ainda mais”, ressaltou Toledo.
Sobre a Timenow
Com sede em Vitória (ES) e mais de 2.500 profissionais atuando no Brasil e no exterior, a Timenow
está entre as maiores empresas de engenharia do Brasil. Oferece um
portfólio abrangente em gerenciamento de projetos, engenharia e
consultoria, atendendo todos os setores industriais, de infraestrutura e
de construção civil. Com quase 30 anos de experiência, a Timenow se
destaca por sua abordagem inovadora e pragmática, impulsionada pela
adoção de tecnologias avançadas na resolução de desafios, desde a
estratégia, passando pela implantação de projetos e gestão de ativos.
Seus valores — comprometimento, originalidade, integridade e valorização
das pessoas — sustentam sua promessa de imaginar um mundo possível e
engenhá-lo e se tornando cada vez mais relevante, global e digital.
Para mais informações, entre em contato com a Tamer Comunicação:
Iolanda Nascimento – iolanda.nascimento@tamer.com.br – (11) 99298-9088
Eliane Santos – elianesantos@tamer.com.br – (11) 99911-1344
Ana Saito – ana.saito@tamer.com.br – (11) 99122-1980
Nenhum comentário:
Postar um comentário