MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada importante para suprir a escassez de profissionais no setor supermercadista

 





Sistemas de automação, big data e inteligência artificial (IA) são essenciais para otimizar processos e reduzir a necessidade de mão de obra em tarefas operacionais; Somente no estado de São Paulo são mais de 34 mil vagas abertas


Créditos Freepik vagas e softwares.jpg
Créditos: Freepik

São Paulo, abril de 2025 – Anos atrás, o Brasil enfrentou altos índices de desemprego devido a crises econômicas e à pandemia de 2020. No entanto, atualmente, setores como o do varejo, especialmente o supermercadista, vivenciam o cenário oposto: a dificuldade em preencher vagas. Só no estado de São Paulo, mais de 34 mil postos de trabalho estão abertos para funções como açougueiro, padeiro, operador de caixa e repositor, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (APAS). A escassez de profissionais é motivada principalmente pela falta de mão de obra qualificada e pela jornada intensa, que inclui fins de semana e feriados.


Nesse contexto, a tecnologia se apresenta como uma solução estratégica para o setor. Luciano Guerrero, CEO da VR Software, empresa reconhecida por soluções inovadoras para o varejo alimentar, afirma que “sistemas de automação, big data e inteligência artificial (IA) são essenciais para otimizar processos e reduzir a necessidade de mão de obra em tarefas operacionais”. “A IA, por exemplo, pode ser usada para melhorar a gestão de estoques, prever a demanda de produtos e otimizar os horários de trabalho dos colaboradores. Isso contribui para atrair profissionais para funções com jornadas mais flexíveis e menos exigentes fisicamente”, explica.


No setor supermercadista, o impacto das novas tecnologias já é uma realidade e se tornou um facilitador da experiência do consumidor. Por isso, investir na capacitação digital das equipes e integrar esses recursos à rotina dos colaboradores é fundamental. Soluções como sistemas de ponto de venda inteligentes e atendimento ao cliente via ‘chatbots’ ajudam a melhorar a experiência de compra, ao mesmo tempo, em que demandam menos trabalho manual.


“A integração está no nosso dia a dia: ofertas personalizadas, cupons, promoções por aplicativos. Uma comunicação desconectada pode afastar o consumidor. É preciso contar com profissionais preparados para lidar com essas ferramentas”, complementa o executivo.

Luciano ressalta ainda que, na era digital, a transformação tecnológica não é mais uma tendência, mas uma necessidade para manter a competitividade no setor.


“A conectividade e plataformas digitais, como sistemas de CRM e soluções de e-commerce, têm o poder de transformar a operação dos supermercados. Elas oferecem uma melhor experiência para os clientes, ajudam a reter talentos e aumentam a produtividade.”



Sobre o Grupo VR


O Grupo VR é composto por empresas especializadas em tecnologia para supermercados, oferecendo soluções que simplificam as operações do setor de ponta a ponta, desde a gestão de retaguarda até o ponto de venda (PDV). Fundada em 2006 na cidade de Limeira (SP), a empresa conta com mais de 400 colaboradores em todo o Brasil, especialistas em inovar e aplicar os mais avançados sistemas em todos os processos do varejo alimentar. Com um amplo portfólio que atende mais de 3 mil clientes em território nacional, distribuídos em mais de 17 mil PDVs e que são responsáveis por transacionarem cerca de R$50 bilhões por ano. O Grupo VR acredita que somente a tecnologia é capaz de garantir ao supermercado a otimização de processos, o aumento das vendas e dos lucros e a fidelização de clientes. Saiba mais em: www.vrsoft.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário