Selo reconhece empresas com melhores ambientes de trabalho e práticas de gestão de pessoas
Os ativos mais valiosos de todas as empresas são seus recursos humanos. Quem vem compreendendo muito bem essa importância é o FI Group, consultoria especializada na gestão de incentivos fiscais e financeiros destinados à PD&I que acaba de receber o prêmio “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2024” na categoria de médio porte, o qual reconhece as organizações com melhores ambientes de trabalho e práticas de gestão de pessoas.
Fruto da parceria entre o Estadão e a FIA Business School, o prêmio, realizado anualmente desde 2006, aplica uma pesquisa pública com foco no clima organizacional nas empresas que, voluntariamente, se inscrevem para participar. “Nosso objetivo é entender a visão dos profissionais sobre diversos aspectos de seu dia a dia de trabalho, incluindo questões como liderança, remuneração e comunicação interna. Tudo isso, prezando pelo anonimato daqueles que quiserem colaborar com suas opiniões”, explica Lina Eiko Nakata, pesquisadora de Employee Experience.
Em conjunto, um segundo questionário também é aplicado com foco no RH, a fim de compreender as boas práticas de governança que ali são instauradas. Ao final dessas análises, as empresas que obtiverem uma nota mínima de 75 pontos, já estão aptas a receberem o prêmio. “Sempre retornamos um diagnóstico detalhado às participantes com os pontos positivos e negativos colhidos através destas pesquisas, para que promovam práticas cada vez melhores em seus times com base nestes resultados”, complementa Lina.
A edição deste ano contou com mais de 420 empresas inscritas – das quais estava o FI. Cerca de 67% dos talentos do FI Group optaram por participar da pesquisa, uma quantidade elevada considerando ser algo voluntário, o que tende a deixá-los mais confortáveis em compartilhar suas opiniões. Sua nota de clima organizacional foi de 82,7 pontos. “Já vínhamos concorrendo a este prêmio há alguns anos e, recebendo essa notícia agora, nos reforça quanto pudemos aperfeiçoar nossa gestão de pessoas com práticas realmente efetivas que melhoraram o engajamento, felicidade e produtividade das nossas equipes”, celebra Jucilene de Alencar, supervisora de RH no FI Group.
Diante de um mercado extremamente dinâmico, Jucilene pontua que a flexibilidade nas ações instauradas foi uma pauta constante adotada pela consultoria frente a seus times. Afinal, as dores dos profissionais, hoje, podem não ser as mesmas daqui alguns meses ou anos, o que reforça a importância de sempre acompanhar essas exigências a fim de estabelecer medidas capazes de atender a possíveis gaps internos.
Com as percepções de mercado e de seu ambiente corporativo trazidas pela FIA nos relatórios informados ao longo dos últimos anos concorrendo a este prêmio, o FI Group pôde fortalecer suas práticas de gestão de pessoas, compreendendo onde poderiam investir um maior tempo, recursos e esforços para tornar o local mais harmonioso e colaborativo.
Das mudanças instauradas, o monitoramento dos processos foi um dos mais efetivos e essenciais nesse objetivo. “Apesar de já investirmos em práticas robustas de gestão de pessoas, não costumávamos mensurá-las. Com os feedbacks da FIA, enxergamos a urgência em mudar este comportamento, para que tivéssemos maior segurança e robustez ao identificar o que estava atingindo as metas esperadas e o que deveríamos ajustar”, destaca Vanessa Montagnoli, gerente de Recursos Humanos no FI Group.
Esse novo direcionamento abriu portas para novas iniciativas mais assertivas nessa gestão, tais como a implementação de um programa de diversidade mais estruturado e com o apoio de outras consultorias parceiras; criação do programa de liderança (PDL), destinado a treinar e capacitar possíveis futuros líderes; e um cuidado reforçado com práticas voltadas ao ESG, fomentados por outras iniciativas internas como o programa FI + Verde.
Todas as mudanças geraram resultados bastante positivos que contribuíram para a conquista do prêmio. Agora, o desafio é manter essas iniciativas a longo prazo, gerando resultados cada vez melhores. “Criamos muitas ações importantes nestes anos que aprimoraram nossa gestão de pessoas e, para 2025, continuaremos reforçando essas questões da liderança, comunicação, diversidade e qualidade de vida dos nossos times. Queremos sempre dar voz para que todos compartilhem suas visões do que pode ser melhorado, nos preparando para ajustar o que for preciso e potencializar cada vez mais nossa empresa no mercado”, finaliza Vanessa.
Sobre o FI Group:
Fundado em 2011 no Brasil, o FI Group é uma consultoria especializada na gestão de incentivos fiscais e financeiros destinados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que possibilita o crescimento bem-sucedido de inúmeros tipos de negócios há mais de 20 anos.
Imagens relacionadas
![]() baixar em alta resolução |
![]() baixar em alta resolução |
![]() baixar em alta resolução |
![]() |
Nathália Bellintani Tel: +55 (11) 9848-4042 Email: nathalia@informamidia.com.br www.informamidia.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário