Dados: o recurso mais valioso que as empresas ainda não exploram totalmente

*Por Rubia Coimbra
Agora, mais do que nunca, os dados
tornaram-se críticos para as organizações. Tanto que agora impulsiona a
tomada de decisões, a inovação e a vantagem competitiva. Vivemos na era
da informação, onde a recolha, análise e utilização adequada destes
ativos são essenciais para o sucesso de qualquer organização. No
entanto, o que torna esta informação tão essencial?
A resposta está na sua capacidade de
transformar grandes volumes de dados brutos em insights valiosos,
possibilitando que as instituições operem com mais inteligência,
eficiência e precisão. Ao utilizar ativos para testar ideias antes de
grandes investimentos, por exemplo, as empresas podem experimentar, com
riscos reduzidos, novos produtos, mercados ou processos. Dessa forma,
em vez de confiar apenas na intuição, elas adotam uma abordagem mais
orientada para identificar tendências, prever desafios e explorar novas
oportunidades.
Ao analisar propensões de consumo e
comportamento de clientes, uma companhia também pode ajustar sua
estratégia de vendas, otimizar campanhas de marketing e até mesmo
redefinir sua abordagem de crescimento para atender a demandas futuras.
Nesse contexto, os dados são uma base para a construção de decisões
estratégicas sólidas.
Além disso, em tempos de crise ou
mudanças abruptas, as empresas que utilizam informações precisas para
embasar suas decisões são mais resilientes. Elas conseguem se adaptar
rapidamente a novas condições de mercado, responder a instabilidades e
até antecipar problemas. A capacidade de identificar tendências e prever
desafios é uma vantagem competitiva poderosa, especialmente em um
cenário de incerteza global.
Outro aspecto fundamental dos dados é o
fortalecimento da cultura de transparência nas organizações. Decisões
orientadas por informações direcionadas promovem práticas mais claras e
permitem que todos os níveis da empresa tenham acesso a conhecimentos
consistentes e confiáveis. Esse alinhamento não apenas melhora a
governança interna, mas também contribui para iniciativas de ESG, onde a
transparência e a responsabilidade são essenciais.
É importante ressaltar que as
parcerias estratégicas também podem ser incentivadas a partir dos dados.
Empresas que prezam por ativos confiáveis podem criar oportunidades de
colaboração e inovação em conjunto a parceiros e fornecedores. Essa
troca possibilita avanços tecnológicos e comerciais que, de outra forma,
seriam difíceis de alcançar individualmente.
Quando falamos de vantagem
competitiva, as informações também se tornam um diferencial no mercado.
Companhias que as utilizam para personalizar produtos e serviços
aumentam a satisfação dos clientes, fortalecem a fidelidade e
impulsionam o crescimento a longo prazo. No e-commerce é possível prever
padrões de compras e criar ofertas personalizadas, tornando a
experiência do consumidor única e diferenciada. Já no setor bancário,
podem ser utilizadas para oferecer serviços financeiros sob medida, por
exemplo.
Apesar das inúmeras possibilidades que
os dados oferecem para as instituições, é importante ressaltar que a
conformidade e a segurança devem ser aliadas ao uso dessas informações.
Uma tendência das companhias é a migração da nuvem pública para a nuvem
privada. De acordo com uma pesquisa do Barclays de 2024, 83% das
empresas planejam transferir suas cargas de trabalho para a nuvem
privada. Entre os fatores para essa mudança estão a preocupação com a
segurança de ativos, regulamentações do setor, além da economia de custo
na computação em nuvem.
Essa transferência para private clouds
permite que as organizações tenham uma supervisão direta do uso de
dados e protocolos de segurança, possibilitando a implantação de medidas
de segurança personalizadas. Isso reduz possíveis vulnerabilidades
associadas a infraestruturas de nuvem pública. Na área da saúde, por
exemplo, manter uma nuvem privada pode fornecer mais segurança contra a
violação de elementos sensíveis, enquanto permite uma gestão eficiente
das informações.
Empresas que adotam boas práticas de
governança de ativos, com sistemas de segurança avançados, ganham a
confiança dos consumidores e garantem que suas operações estejam
protegidas contra ameaças cibernéticas. Isso deve ser considerado uma
prioridade, já que o valor das informações nunca foi tão alto.
Organizações que priorizam a segurança
e governança de dados estão mais bem preparadas para lidar com a
globalização acelerada, garantindo a continuidade dos negócios em um
ambiente cada vez mais digital. O futuro pertence às empresas que
conseguem transformar informações, de forma segura, em insights
valiosos, criando um ciclo de inovação contínua em um cenário cada vez
mais orientado por dados.
*Rubia Coimbra, vice-presidente da Cloudera para a América Latina
Sobre a Cloudera
A Cloudera é a única plataforma
híbrida verdadeira para dados, análises e IA, e capacita empresas
globais a transformar dados de todos os tipos, em qualquer nuvem pública
ou privada, em insights valiosos e confiáveis. Nosso data lakehouse
aberto oferece gerenciamento de dados escalável e seguro com análises
portáteis nativas da nuvem, permitindo que os clientes tragam modelos de
GenAI para seus dados, mantendo a privacidade e garantindo implantações
de IA responsáveis e confiáveis. As maiores marcas do mundo em serviços
financeiros, seguros, mídia, manufatura e governo confiam na Cloudera
para usar seus dados para resolver o impossível - hoje e no futuro.
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