Tecnologia dos ERPs auxilia o dia a dia dos usuários e reduz falhas na gestão financeira

Imagem: Freepik
Em
qualquer negócio, é premissa básica conseguir controlar as finanças;
mas quando se trata de redes de varejo, é ainda mais importante e
delicada essa gestão. Acontece que, nesse caso, as contas da empresa não
envolvem apenas o fluxo orçamentário de cada unidade, mas também a
conformidade com os padrões estabelecidos pela matriz.
“Uma
gestão eficaz é fundamental para o crescimento e a estabilidade de uma
franquia. Investir tempo em reconhecer e corrigir os erros mais comuns
pode otimizar os serviços e facilitar o dia a dia, evitando surpresas
desagradáveis e até garantindo mais oportunidades para os negócios”,
afirma William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa
especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de
venda (PDV).
A VarejOnline atende redes como Grupo L'occitane, Decor Colors, Petland, entre outras grandes operações; a experiência no segmento permite a William trazer insights sobre o tema. O especialista destaca algumas ações simples, mas que podem transformar a realidade do seu varejo e evitar problemas financeiros. Confira:
1. Ter controle diário de caixa
Muitos
franqueados negligenciam o controle diário de caixa, o que pode levar a
discrepâncias e perdas significativas no médio e longo prazo. William
enfatiza a necessidade de registrar todas as transações, desde vendas
grandes até despesas menores, incluindo as vendas presenciais e no
e-commerce.
“Um
caixa desorganizado pode virar uma bola de neve. Reservar um tempo,
todos os dias, para focar nessa gestão é essencial. Para facilitar, a
solução é implementar um sistema de registro de caixa e garantir que
seja seguido e alimentado constantemente”, explica.
2. Separar as finanças pessoais das empresariais
É comum que alguns varejistas misturem as finanças pessoais com as empresariais, principalmente quando lidam com mais de um ponto de venda.
William alerta que essa prática pode obscurecer a visão real do
desempenho da unidade e criar sérios problemas fiscais e de caixa. A
solução é estabelecer contas bancárias distintas para a empresa e para
uso pessoal, garantindo uma separação clara.
3. Garantir a antecipação de despesas sazonais
Despesas
sazonais, como impostos trimestrais, renovação de licenças e
reabastecimento de estoque em datas comemorativas, muitas vezes pegam os
franqueados de surpresa. Se não houver planejamento, esses gastos
causam apertos que poderiam ser evitados. William recomenda a criação de
um calendário de pagamentos detalhado, que considere esses gastos
sazonais e ajude a reservar fundos adequadamente.
4. Valorizar a análise de dados financeiros
Analisar
os dados orçamentários da empresa regularmente pode garantir aos
franqueados identificar padrões, tendências e áreas de melhoria. Por
isso, mantenha o controle em dia e acompanhe com atenção.
“É
importante dedicar tempo à revisão periódica dos relatórios e buscar
percepções para otimizar a gestão financeira da franquia. Hoje, sistemas
de gestão, os famosos ERPs, conseguem apresentar os principais dados
aos varejistas, ou até mesmo conectar-se com APIs para personalizar as
operações conforme a necessidade de cada negócio”, explica o
especialista.
5. Investir em treinamento e em educação financeira
Não
basta ter as ferramentas de gestão e não saber utilizá-las, ou nem
mesmo entender sobre o assunto. William incentiva os proprietários de
franquias a buscar constantemente cursos, workshops e recursos que os
ajudem a aprimorar suas habilidades financeiras e de sua equipe.
“O
conhecimento é uma ferramenta poderosa. Algumas empresas de ERP até
incluem o treinamento dos funcionários das franquias ao oferecer a
solução. Isso torna a gestão mais inteligente e reduz a vulnerabilidade
do negócio”, conclui.
Sobre a VarejOnline
A
VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta
simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente
muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta
de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e
pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em
tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas
administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer
soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Decor Colors, Petland, entre outros.
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