MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2024

SXSW: debate sobre ética na IA generativa e avanços da robótica entre pontos altos do evento

 


Por Antônio de Pádua Paes Jr*

Aqui em Austin, no Texas, temos a oportunidade de entrar em contato com ideias visionárias, propostas enriquecedoras e momentos inspiracionais. Com várias palestras acontecendo ao mesmo tempo, cada um de nós monta seu próprio recorte do que conseguiu absorver no South by Southwest (SXSW), evento já consagrado que reúne criativos, inovadores e contadores de histórias das indústrias globais de tecnologia, cinema e música. 

Aqui estão alguns dos temas me chamaram mais atenção:

1) Augmented Human IA: 

Fiquei intrigado com a palestra "AI and Humanity’s Co-evolution", do Head do ChatGPT, Peter Dengd, que mostrou como a inteligência artificial pode promover um processo educativo das pessoas, inclusive auxiliando a detectar fraudes. Ele abordou a tendência emergente das IAs para o "Augmented Human", um modelo de design centrado no ser humano, em que a inteligência artificial e as pessoas colaboram para aprimorar o desempenho cognitivo, a tomada de decisões e criar novas experiências.

Essa abordagem, segundo os palestrantes, tem o potencial de melhorar significativamente o desempenho das pessoas. Deng reforça a ideia de que as IAs generativas podem ser parceiras na evolução da espécie humana.

2) Ética na IA generativa

Peter Deng ainda proporcionou uma oportunidade incrível para discutirmos, como desenvolvedores e entusiastas da tecnologia, qual a nossa responsabilidade pelos impactos sociais da IA Generativa.

O head do Chat GPT revelou ter genuína preocupação com as ramificações éticas e sociais de suas criações.  Ele mencionou também que a inteligência artificial não tem um único propósito definido e utilizou uma analogia interessante. Esta ferramenta pode escrever um livro, mas é o ser humano que decide o tema e a relevância do conteúdo, mantendo assim um papel essencial e insubstituível na equação. 

Achei interessante a reflexão de como garantir que teremos nosso espaço no mercado de trabalho nos próximos anos. Foi citada a importância da curiosidade contínua e da busca pelo aprendizado constante, características naturais do ser humano, para nos mantermos relevantes no mercado de trabalho. É fato que vamos ter que nos adaptar às transformações em curso.

3) Status da computação quântica

A computação quântica, na minha opinião, foi um dos temas mais importantes do evento. Embora os computadores quânticos se mostrem promissores para resolver problemas de física e química quântica, a aceleração na resolução de problemas, tão esperada na interseção com a inteligência artificial e o machine learning, ainda não se materializou. Essa revelação foi, sem dúvida, o ponto alto do meu dia.

4) Avanços no campo da robótica

O exército americano mostrou uma variedade de aplicações de robótica com protótipos de exoesqueletos, cada um apresentando suas funcionalidades, reforçaram minha impressão da notável versatilidade dessa tecnologia. Além disso, a exposição também demonstrou o uso de robôs e drones dedicados à desativação de explosivos. O estande ofereceu um vislumbre das inovações em andamento no campo da robótica.

Em suma, minha participação na South by Southwest esta semana foi uma experiência enriquecedora que me permitiu mergulhar nas tendências tecnológicas mais recentes e absorver uma riqueza de insights valiosos. Cada momento ofereceu uma visão única sobre o futuro da tecnologia e seu impacto em nossas vidas. Fica claro para mim que estamos no limiar de uma era emocionante e desafiadora, em que a colaboração entre humanos e tecnologia moldará profundamente nosso mundo.

*Antônio Paes Jr, ex-NASA e professor universitário, é Chief Growth Officer for North America da Zallpy, empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais personalizadas para empresas de grande porte.




Visualizar todas as imagens em alta resolução





Sofia Andreassa
sofia.andreassa@rpmacomunicacao.com.br
(11) 5501-4655

Nenhum comentário:

Postar um comentário