MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2024

As consequências do cyberbullying na saúde mental

 


Psicóloga clínica alerta que os sinais são evidentes e não devem ser ignorados

Nos últimos anos, o aumento da conectividade digital trouxe consigo um fenômeno preocupante: o cyberbullying, uma forma de assédio online que envolve o uso de tecnologia para humilhar ou prejudicar outras pessoas. De acordo com Tatiane Paula, psicóloga clínica, esta forma de intimidação tem gerado sérias repercussões na saúde mental dos jovens, levantando questões fundamentais que demandam atenção urgente.


“O cyberbullying não se limita apenas a uma experiência virtual. Seus efeitos transcenderam para o mundo real, afetando profundamente a saúde emocional e psicológica dos adolescentes. Ansiedade, depressão, baixa autoestima e até mesmo pensamentos suicidas são apenas algumas das consequências devastadoras que podem surgir como resultado desse tipo de assédio online”, explica a especialista.


Tatiane alerta que os sinais de que uma pessoa está sofrendo com o cyberbullying são muito evidentes. “Mudanças de comportamento, oscilações de humor, evitar realizar atividades sociais e problemas de sono podem ser indicativos alarmantes que não devem ser ignorados”.


Diante desse cenário, medidas preventivas tornam-se essenciais. “Escolas e comunidades desempenham um papel crucial na promoção de uma cultura de respeito e inclusão, além de fornecerem suporte emocional e ensinarem habilidades de enfrentamento. A integração da terapia cognitivo-comportamental nessas iniciativas pode ser fundamental para combater o cyberbullying”, destaca a psicóloga.


No entanto, a responsabilidade também recai sobre os pais. Tatiane levanta o alerta de que é essencial que eles estejam atentos aos sinais de que seus filhos estão sendo alvo de cyberbullying. Mudanças repentinas de comportamento e relutância em usar dispositivos eletrônicos são sinais que não devem ser ignorados. “Além de oferecer apoio emocional, os pais devem buscar ajuda de profissionais especializados, que podem ensinar estratégias para desafiar pensamentos negativos e promover a autoconfiança”, conclui.


Fonte

Tatiane Paula - Psicóloga Clínica

@tatianepaula.psi



Contatos da assessoria

Tel: 1197051-1253

Email: lais@carolfreitasassessoria.com



Foto: iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário