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quinta-feira, 28 de março de 2024

Inteligência artificial calcula tendência de saúde dos colaboradoresInteligência artificial calcula tendência de saúde dos colaboradores

 

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Inteligência artificial calcula tendência de saúde dos colaboradores

Calculadora mostra potenciais riscos e os maiores problemas de saúde para orientar ações do RH  

São Paulo, 26 de março de 2024 - Em fevereiro deste ano, o estudo “Saúde do colaborador - Um panorama do mercado corporativo brasileiro”, realizado pela Pipo Saúde a partir de pesquisa com 9 mil colaboradores de empresas brasileiras, mostrou que 48% dos respondentes têm risco de saúde mental, 44% risco de insônia, 60% são sedentários e 60% têm sobrepeso e obesidade. Os números evidenciam que a saúde dos trabalhadores não anda bem. E se o RH pudessem usar inteligência artificial para antever problemas com a sinistralidade e riscos de saúde, e assim conseguir agir mais assertivamente?


Enxergando uma oportunidade em seu próprio banco de dados e usando inteligência artificial, a Pipo Saúde lança uma calculadora de tendências de saúde que, por meio de apenas algumas perguntas simples, consegue estimar a probabilidade de riscos da saúde dos colaboradores e ainda questões relacionadas à sinistralidade. Com perguntas como “quantos funcionários têm a empresa” e “idade média dos colaboradores”, a calculadora analisa os dados e mostra os resultados de tendências instantaneamente. 


“Conseguimos fornecer uma probabilidade de riscos de saúde dos colaboradores, em aspectos como saúde mental e doenças crônicas, por exemplo, e ainda uma estimativa de custos relacionados aos cuidados com a saúde dos colaboradores, como o uso de pronto socorro, reembolso e internações. Um verdadeiro benchmark para ajudar o RH saber onde focar”, comenta Thiago Torres, cofundador e Chief Revenue Officer da Pipo Saúde.


Para chegar a tais resultados, a calculadora foi desenvolvida pelo time de dados próprio da empresa, que usou um modelo de clusterização para treiná-la e chegar às tendências.” Através das características de clientes da sua base de dados, a Pipo Saúde consegue encontrar comportamentos e tendências que aconteceram historicamente e que podem ser um indicativo do comportamento de outras empresas com as mesmas características”, explica Thiago. 


No Brasil as empresas acabam tendo um papel, uma responsabilidade quase que social no incentivo e no próprio cuidado com a saúde das pessoas, uma vez que são responsáveis pelo acesso à saúde privada de cerca de 40 milhões de pessoas. No entanto, dificilmente o RH tem visibilidade de como está a condição de saúde do seu quadro de funcionários e ainda em como ela pode agir para melhorar a saúde e gerenciar seu sinistro. "Entender a saúde dos colaboradores e fornecer um cuidado intencional nesse aspecto é importante por várias razões. Além de influenciar a produtividade e o desempenho, contribui para a redução do absenteísmo, aumenta o engajamento e a satisfação, diminui os gastos com saúde, atrai e mantém talentos, e promove um ambiente organizacional positivo. Assim, investir na saúde dos colaboradores não é apenas uma obrigação ética, mas também uma estratégia inteligente para cultivar um local de trabalho produtivo, sustentável e bem-sucedido a longo prazo", comenta Marcela Ziliotto, head de RH da Pipo Saúde. 


Link da calculadora: https://bit.ly/3TKo1NJ 


Link imagem: https://we.tl/t-xRJBw0T2IW


Sobre a Pipo Saúde

Fundada em 2019 por Manoela Mitchell, Vinicius Correa e Thiago Torres, a Pipo Saúde é um novo tipo de corretora de benefícios de saúde focada em atendimento humanizado, tecnologia e dados que quer mudar a maneira como as companhias se relacionam com os benefícios corporativos de saúde. A healthtech nasceu com o objetivo de otimizar e facilitar a relação do RH e dos seus funcionários com os benefícios de saúde. Em 2021 recebeu um aporte de R$100 milhões, o maior montante até aquele momento já levantado por uma mulher no Brasil. Em 2023 ultrapassou a marca de 100 mil vidas atendidas e tem em seu portfólio 150 clientes, entre eles MadeiraMadeira, Buser, RecargaPay, Loft e Pernod Ricard Brasil. O faturamento de 2023 foi de R$30 milhões e para 2024, o plano é chegar em R$50 milhões. Em 2022, a empresa foi reconhecida como uma das 10 Top Startups do LinkedIn, ganhou o Prêmio Think Work Flash Innovations, na categoria Employee Experience e foi escolhida como uma das 100 Startups to Watch pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em 2023, novamente ganhou o Prêmio Think Work Flash Innovations, desta vez na categoria Saúde e Qualidade de Vida, pelo seu programa de licença parental, e a sua CEO e cofounder, Manoela Mitchell, foi escolhida como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, pela Bloomberg Linea.


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