MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de março de 2024

Eduardo Kobra inaugura exposição em celebração aos 40 anos das relações bilaterais entre Brasil e San Marino

 

Eduardo Kobra inaugura exposição em celebração aos 40 anos das relações bilaterais entre Brasil e San Marino

Artista plástico será um dos representantes brasileiros durante série de eventos na república mais antiga do mundo

Consagrado como um dos maiores nomes da arte urbana no mundo, o artista plástico Eduardo Kobra inaugura, nesta quinta-feira (28), uma exposição especial em celebração aos 40 anos das relações bilaterais entre Brasil e San Marino. Ao todo, serão exibidas nove obras no Palazzo del Turismo, na Cidade de San Marino, capital sanmarinense, até o dia 3 de setembro. Entre elas, oito telas originais que estiveram na exposição “Recortes”, no Museu Palazzo Plu, em Pisa, na Itália. 


Representando a cultura brasileira na república mais antiga do mundo, o muralista também desenvolveu uma arte exclusiva que mostra a paz entre as nações, simbolizada por duas mãos com as duas bandeiras nacionais e pombas brancas. O painel será doado ao governo de San Marino e ficará no Palácio Nacional. A arte também vai ser transformada em um selo comemorativo.


“Minha amizade com San Marino começou em 2022, quando pintei aqui um mural imenso sobre a história deste pequeno país, considerado o Estado nacional e a república mais antigos do mundo. Estou aqui de novo para um importante evento: fui convidado para expor algumas de minhas telas para celebrar os 40 anos de relações diplomáticas entre San Marino e Brasil”, destaca Kobra. 


Outro destaque é a exibição do filme brasileiro “Kobra - Auto Retrato”, biografia do artista assinada pela consagrada cineasta Lina Chamie, que será transmitida nesta quinta-feira, às 21h, no Cinema Concórdia, na cidade de Valdragone. No mesmo dia, o artista vai receber uma condecoração da Ordem de Santa Cruz di Sant'Agata. 


Ele vai acompanhar, ainda, a cerimônia de troca dos dois capitães-regentes, que acontecerá na próxima segunda-feira (1º). Tradicionalmente, o Grande Conselho Geral elege, a cada seis meses, dois capitães-regentes que atuarão em conjunto como chefes de Estado. Esse modelo de governo existe desde o ano 1243.


Kobra levou o seu trabalho para mais de 40 países, em cinco continentes, ao longo das últimas três décadas. Em 2022, o artista produziu, a convite de autoridades de San Marino, uma de suas maiores obras, com 1,3 mil metros quadrados. Localizado em Faetano, com vista para o Monte Titano e as famosas Três Torres, o mural apresenta a história do povo e retrata pessoas reais com trajes tradicionais de época. A obra, inclusive, virou atração turística depois que uma ponte foi construída para facilitar o acesso de moradores e turistas. Pela primeira vez, uma arte dele foi transformada, também, em um selo comemorativo.


“San Marino é a primeira república do mundo, com cerca de 1723 anos, e representa uma quebra de paradigma poder trazer uma arte tão contemporânea como a Street Art para um local tradicional”, finaliza Kobra.


Sobre Eduardo Kobra

Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência. Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades, fatos históricos e questões sociais em murais gigantescos.


Com obras em cinco continentes, Kobra quebrou recordes de tamanho de murais, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Seu trabalho ganhou visibilidade internacional, com destaque para a obra “O Beijo” em Nova York. Além disso, ele recebeu convites de galerias, museus e organizações, incluindo a ONU, para exibir suas obras e participar de projetos de prestígio. 


Kobra também se envolve em causas sociais, usando a arte como veículo para promover mudanças positivas. Seu Instituto Kobra busca aproximar a cultura a quem tem menos acesso e apoiar causas humanitárias, enquanto suas parcerias com empresas contribuem para viabilizar seus projetos públicos de grande escala. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender fronteiras e causar impacto positivo no mundo.

Direção Executiva

Paulo Pimenta 


Relacionamento com a imprensa

Letícia Moura - leticia@bpmcom.com.br

Carol Borges - carol@bpmcom.com.br

Fábio Madeira - fabio@bpmcom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário