Especialista em educação, Juliana Storniolo, explica a importância do processo de adaptação para o desenvolvimento dos alunos
Com
o período da volta às aulas se aproximando, a comunidade escolar se
depara com um novo ciclo educacional, no qual pais, alunos, professores e
gestores sentem a necessidade de incorporar as mudanças que surgem
nesse recomeço. Seja por estar em uma nova escola com novos professores e
colegas, seja pelos desafios típicos de um ano letivo, é preciso
diminuir as ansiedades e a apreensão de todos os envolvidos.
Diante
desse cenário, o papel dos educadores ganha mais importância. São eles
os responsáveis pela construção de um ambiente de aprendizado
organizado, cooperativo e estimulante. Segundo Juliana Storniolo,
Diretora de Ensino da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, as ações realizadas nas primeiras semanas dentro desse novo ambiente são fundamentais para a adaptação dos estudantes.
“É
preciso que o estudante se sinta seguro, consiga se posicionar,
aprender a aprender e, muitas vezes, buscar ajuda, o apoio do outro,
conhecer os recursos que têm e saber como utilizá-los da melhor maneira.
Tudo isso perpassa por um processo de adaptação, principalmente quando
os alunos iniciam um novo ciclo escolar, por isso é necessária uma
atenção redobrada de toda a equipe pedagógica da escola durante esse
período”, comenta a diretora de ensino.
Para
isso, a diretora explica que algumas instituições de ensino desenvolvem
processos e metodologias que servem como norteadoras neste início. “Na
FourC Learning, ensinamos um método que chamamos de seis semanas. Há,
inclusive, estudos que certificam que para adquirirmos um hábito,
precisamos de 22 dias. Nossa metodologia é retratada no livro “The First Six Weeks of School” (As
seis primeiras semanas de escola), escrito pelas educadoras Paula
Denton e Roxann Kriete. Trata-se de um período planejado para integração
e adaptação dos alunos, que começa a partir do primeiro dia do ano
letivo”, explica Juliana.
Durante
esse período, a diretora afirma que os alunos são estimulados a
refletirem sobre o que é necessário para uma aprendizagem de descobertas
ao longo do ano. “Trazemos para eles alguns pontos, questionando como é
possível criar um ambiente organizado em que todos aprenderão juntos,
quais serão os nossos combinados para que isso aconteça, o que preciso
explorar nessas seis semanas para conhecer meu ambiente ou o que buscar
para ser mais autônomo durante o meu ano. Esses são alguns exemplos que
demonstram o trabalho feito com eles para que saibam onde queremos
chegar ao final do ciclo”, afirma.
As
respostas e os combinados, feitos por meio do diálogo, buscam estimular
o protagonismo do aluno e sua autonomia em um ambiente em que ele se
sinta bem e também que conheça o que é esperado dele. Juliana ressalta
que, trabalhando esses conceitos junto a atividades escolares, é
possível visualizar uma evolução clara dos estudantes.
“Os
alunos aprendem a se organizar e a organizar o ambiente, trabalhar em
grupo, pedir e dar ajuda quando necessário, ter responsabilidades com as
tarefas, se planejar e a manter a disciplina para que tenham um
ambiente coletivo harmonioso. Assim, eles são estimulados para se
tornarem cidadãos conscientes de suas atitudes e dispostos a aprender
sempre. Mostramos que agir com autonomia dentro da educação é a
habilidade de governar a si mesmo com a consciência das necessidades
individuais, mas também das coletivas”, finaliza Storniolo.
FourC Learning –
Criada a partir da expertise da FouC Bilingual Academy, escola bilíngue
com 15 anos no mercado, a FourC Learning nasceu da necessidade de
compartilhar métodos e conhecimentos educacionais por meio de cursos e
projetos voltados ao aprimoramento e desenvolvimento de gestores e
educadores. O projeto oferece desenvolvimento profissional a partir de
formações e consultorias personalizadas para grupos ou escolas,
disseminando as práticas aplicadas na FourC Bilingual Academy para além
dos muros da escola, pensando nas necessidades específicas de cada
instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário