O
Conselho Federal de Odontologia (CFO) lançou um projeto pela
internacionalização da odontologia brasileira, que vai promover a
exportação de serviços odontológicos de cirurgiões-dentistas brasileiros
para diversos países, como Estados Unidos da América, China e o Reino
Unido. Além disso, a iniciativa vai incentivar o turismo internacional
para que estrangeiros realizem tratamentos no país e estimular que
dentistas de outras nacionalidades venham fazer cursos de especialização
no Brasil.
O
lançamento ocorreu durante o 41º Congresso Internacional de Odontologia
de São Paulo (Ciosp), que acontece até sábado (27) no Expo Center
Norte, em São Paulo (SP), com expectativa de 100 mil participantes.
“A
odontologia brasileira é reconhecida internacionalmente, mas ainda
temos entraves burocráticos para que a atuação dos profissionais do
nosso país seja oficialmente aceita fora das nossas fronteiras.
Atualmente, no âmbito profissional, já podemos atuar em Portugal e no
âmbito acadêmico temos um termo de cooperação com o Peru, mas queremos
avançar muito mais, pois temos mão de obra suficiente e capacitada para,
por um lado oferecer profissionais brasileiros qualificados e, por
outro, receber colegas de outros países para se especializarem
oficialmente no nosso país”, explica Juliano do Vale, presidente do CFO.
A
iniciativa também vai priorizar inicialmente Canadá, Emirados Árabes
Unidos e demais países da Europa e América Latina. Em janeiro, o Brasil
atingiu a marca recorde de 400 mil cirurgiões-dentistas registrados.
O
projeto será iniciado nos próximos meses com uma série de missões
internacionais, começando por Dubai e China, para reuniões com entidades
representativas dos dentistas nesses países para firmar acordos e
identificar os principais desafios a serem superados para permitir que a
formação em odontologia e as especialidades legalmente constituídas no
Brasil sejam reconhecidas nesses locais e permita a atuação dos
profissionais.
Em
2023, foram realizadas visitas prévias ao Reino Unido, Dubai, Alemanha e
EUA, com o mesmo objetivo e a expectativa é que as negociações avancem
neste ano.
Referência
Outro
foco da campanha será a promoção do turismo internacional odontológico.
O CFO estima que tratamentos mais complexos no Brasil, que envolvam
implantes, restaurações e procedimentos estéticos, podem custar até 20%
do valor em países como os EUA.
“A
qualidade dos tratamentos e o valor são atrativos, mas precisamos
oferecer mais. O pacote para tratamento precisa incluir uma estadia
próxima ou de fácil acesso ao seu local de tratamento, pré-consultas
online, lista de exames prévios a serem feitos no próprio país ou no
Brasil, indicações de voos e de seguros médicos, orientações sobre o
visto de entrada, entre outras facilidades que ajudam a dar confiança e
conquistar esse paciente”, diz Juliano do Vale.
Com
o reconhecimento da formação em odontologia no Brasil, o CFO também
pretende atrair dentistas de outras nacionalidades para fazer cursos de
especialização no país.
CFO no Ciosp
Em
2024, O Conselho Federal de Odontologia completa 60 anos de dedicação
na supervisão da ética odontológica no Brasil, zelando pela qualidade do
exercício da profissão de cirurgião-dentista. O CFO participa do 41º
Ciosp com um estande de 812 m² para atendimento a cirurgiões-dentistas,
auxiliares, técnicos, acadêmicos e população interessada. No local, será
possível, por exemplo, fazer a identidade digital dos profissionais de
odontologia, a CFO ID.
O
espaço também terá um estúdio onde será produzido o podcast CFO
Esclarece, com gravação de entrevistas sobre temas relevantes abordados
no evento. Além disso, o estande vai abrigar a Arena CFO, um espaço
aberto para debates e painéis sobre saúde bucal, legislação, ética,
entre outros temas. Serão 24 palestras previstas para tratar de assuntos
relacionados à evolução da odontologia no Brasil.
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