MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de outubro de 2023

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 28/10/2023

Xeque mate em uma jogada

O prefeito Augusto Castro deu uma aula de xadrez ao mandar o vereador Manoel Porfírio, que presidia a Marimbeta, de volta para a Câmara. Numa jogada de mestre, ele tirou dos holofotes o suplente Diego Pitanga que, apesar de ser da base, vinha batendo na prefeitura para ganhar votos em 2024 como "paladino". Xeque mate.

Bloco do "ele sozinho"

A cada eleição o finado Gelado Limões perde bem mais do que votos, uns 3 mil a menos de uma para a outra. Ele perde também aliados e amigos. A coisa ficou tão ridícula que ele não consegiu trazer nenhum deputado do PT para seu velório deste sábado, quando o partido faz plenária em Itabuna para aprovar apoio a Augusto.

Candidato de si mesmo

Manoel Porfírio, que tem votos, trouxe logo três, Enrolemberg Pinto no Lixo, Osni Cardoso e Joseildo Ramos. O último desavisado que fez dobradinha com Gelado, J. Carlos, não quer ver a alma penada nem em pesadelo. Como diz Enrolemberg, Gelado hoje é "candidato de si mesmo". Mas é capaz de não ter nem o próprio voto... 



 

Cheiro de traição no ar

marao e bebeto Se Bebeto acha que vai ser o candidato da base em Ilhéus, deveria acordar pra vida. O prefeito Mário Alexandre não abre mão de lançar o "prefeito" Bento Lima como o candidato da base governista. Só não aceita consultar... a base, que nesta semana "retou-se" e soltou uma carta cheia de indiretas exigindo decisão conjunta.

Dando coice em freira

Uma reunião na casa de Marão, dizem fontes bem informadas, deixou o prefeito irritado. Isso porque mostraram a ele uma pesquisa onde Valdemor Jr lidera com folga, seguido de Bebeto, Jabes Ribeiro e Cacá. Ou seja, quem tem chance na disputa pela base do governo é justamente Bebeto, que Marão rejeita. Está irado.

Ideia de jegue deficiente

Um dos itens da reunião era como tirar Bebeto do páreo. O "papa" Bento Lima acha que a solução é demitir todos os indicados para forçar um rompimento do vice-prefeito. Ele esquece que Bebeto ainda pode sair candidato pelo PSB do mesmo jeito, dividindo votos e facilitando o caminho da vitória de Valdemor Jr. Já vimos esse filme.

Turma do boteco não perdoa

O pessoal que é contra a candidatura de Bento Lima diz que, legalmente, ele não pode ser candidato. A explicação, dada na zoeira dos botecos, é que este é o segundo mandato seguido como "prefeito de fato" e a legislação proibe o terceiro mandato... Mas PT, PCdoB, PV e PSB não acham a menor graça. 


Isolamento de Bento é plano

Já existe um movimento, meio na encolha, para a federação romper com Marão e lançar uma chapa com Bebeto e o vereador Augustão como vice. Um tem votos e o outro é o único da Câmara trabalhando de verdade e chamando a atenção. A dupla disputaria o trono com uma possível chapa de Valdemor Jr com Cacá de vice.

Candidato à Série B

A situação do vice de Itabuna é totalmente oposta à de Ilhéus. Depois de romper com Augusto Castro, os eleitores decidiram que Guinho foi "traíra" e que , por isso, deve ser punido nas urnas. Na pesquisa da Compasso e até numa enquete feita por Oziel Aragão online, com mais de mil pessoas, ele fica na zona de rebaixamento. É vice-lanterna.

Bahia Com Fome... de cargos

A cada dia cresce a revolta da base com o saltitante "Conversador da Bahia" Jerônimo. Ele se comporta como animador de auditório, prefere fazer memes no Instagram que governar e tem deixado os aliados esperando na chuva pelos cargos combinados lá atrás, na campanha. O PV, que é nanico mas se acha, é um dos revoltados.

Marcianos em pé de guerra

A direção estadual está verde de raiva porque nenhum aspone do partido foi nomeado nem para o primeiro nem para o segundo escalão. Espera! Também não teve teta no terceiro. Para piorar o ambiente, o deputado federal Bacelar está de mudança do PV para o Podemos e os verdes "têm certeza" de que tem dedo petista nisso.

Morde a mão que alimenta

Outro povo irritado é o pessoal do agro, que sustenta quase sozinho o estado, com recordes de produção, mas é desprezado pelo PT. Poste Jera simplesmente cancelou o maior evento do setor na Bahia, a Fenagro, que tinha previsão de gerar mais de R$ 150 milhões em negócios. Agora, quem já investiu na feira ficou com o prejuízo. 

 

"Falta de tempo é minha r..."

A desculpa dada por Jerônimo foi um tapa na cara, alegando "falta de tempo para organizar". A Fenagro é feita todo ano, há 33 anos, e estava programada desde o ano passado. As entidades e produtores já tinham providenciado tudo. O que Jerônimo não quis dizer é que Rui Costa deixou o estado quebrado e não tem dinheiro.

No tabuleiro do TJ tem

A Operação Faroeste jogou toda a magistratura baiana na lama e acabou com a imagem do Tribunal de Justiça da Bahia, com um terço dos desembargadores na porta da cadeia. Mas pode ser fichinha perto de uma nova. Segundo as cobras de Brasília, ela flagrou gente extorquindo empresas e vendendo sentenças como se fosse acarajé.

Amadorismo que prejudica

amadorismo A Settran de Itabuna precisa urgente de um professor de Português. Ela soltou um banner anunciando a "intedertição" da Rua Alício de Queiroz para manutenção da Emasa. Além de ofender a língua nacional, a Settran não divulgou nada junto à grande midia, o que fez o motorista ser pego de surpresa na manhã de quinta-feira.

Trabalho de escola

De quebra, o banner parece ter sido feito pelo sobrinho do auxiliar do ajudante do aspone de algum estagiário, usando imagem do Google Street View sem nem ter a decência de tirar os ícones de lojas e o nome da rua estampado no asfalto. A gente até podia chamar de amadorismo, mas os amadores fazem bem melhor.

Qual o cheiro da Emasa?

Se voce sentir um fedor ao passar em frente à rádio Morena FM, no Conceição, não estranhe. É o cheiro do descaso da Emasa, que se recusa a consertar a caixa de esgoto da rua Hercília Teixeira, que transborda desde a semana passada. Alega que "é complicado" e que "não tem equipe disponível" para fazer sua obrigação. 


A resposta é... não

Um visitante da Morena FM lembrou de uma crítica feita pelo deputado Fabrício Pancadinha em abril. Ele comentava a contratação de uma empresa, a quem a Emasa paga R$ 17 milhões, justamente para fazer a manutenção das redes de água e esgoto, "trabalho que a Emasa já fazia". E perguntou: "o serviço melhorou com isso?"

Decisão dos pesos médios

A Câmara de Ilhéus podia aproveitar a próxima reforma e instalar um ringue no meio do plenário. Na sessão de quarta-feira, por exemplo, teve luta oficial. De um lado, pesando uns 80kg, Jerbinho Maçaranduba. Do outro, pesando 75kg, Tandick o Tanque. Baiano do Amendoim, o árbitro do combate, não sabia o que fazer.

Se a carapuça serviu...

Tudo começou quando Tandick citou "um vereador que foi secretário e presidente da casa, que recebeu um apartamento enquanto era secretário". Jerbson enfiou a carapuça e partiu enlouquecido pra cima do colega. Sobrou para os assessores apartar a briga, que terminou com boletim de ocorrência na delegacia.

Briga feia no balaio de ratos

Como se não bastasse o PV e todo o setor do agronegócio retado com Poste Jera, a bancada do PT está ouriçada com a clara decisão dos caciques do partido em apoiar a candidatura do vice-governador Geraldo Holofotes a prefeito de Salvador. Pior. Ele soltou a notícia antes da hora e complicou a vida de Wagner e Jerônimo. 

 

Bagunçando o playground

Acostumado a lidar com políticos profissionais, Wagner foi o mais irritado com o amadorismo do emedebista e mandou adiar o anúncio. Não que vá mudar de ideia, mas apenas para deixar o espetaculoso Geraldinho no gelo por umas semanas, enquanto tenta acalmar a turba enfurecida do PT, PSB, PCdoB e outros nanicos da base.

Todo mundo queria o trono

O PSB queria porque queria lançar Lídice da Mata, que já foi prefeita da capital e deixou um rastro de destruição impressionante. O PCdoB queria lacrar com "uma mulher negra na prefeitura", como se cor fosse garantia de competência. Dilma também já mostrou que ser mulher não é. E o PT queria um do partido, porque odeia não ser cabeça de chapa.

Acendendo o estopim

O vereador de Ilhéus Makrisi levantou uma lebre. Segundo ele, a saúde na rede municipal é ruim de propósito, para aumentar o lucro das clínicas populares da cidade. A acusação é muito séria, até por envolver verbas federais, mas não custa investigar se o prefeito Marão, que também é curandeiro, tem sociedade em alguma delas...

Está sobrando dinheiro

Até parece que ninguém do comércio de Ilhéus precisa vender ou trabalhar. Mesmo registrando uma grande perda de empregos neste ano, a Prefeitura de Ilhéus mudou um feriado que cairia no sábado para a quarta-feira e transformou a sexta em ponto facultativo. Na prática, as lojas só terão dois dias de vendas na semana. 

 

 

Prioridade é comer água

O comércio local vem amargando vendas magras durante todo este ano e Ilhéus perdeu 136 empregos só em julho e agosto. A falta de gente comprando nas lojas pode ser vista todos os dias, com vendedores desanimados nas portas. Mas Marão, que sempre preferiu uma boa farra, não acha isso tão importante assim.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário