MEDIÇÃO DE TERRA

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terça-feira, 27 de junho de 2023

OceanGate: o que o caso nos ensina sobre inovação?


Por Alexandre Pierro

Até onde você está disposto a correr riscos? Para os tripulantes da OceanGate, empresa criadora do submersível Titan implodido, a resposta parecia estar em uma experiência “inovadora” e acessível para poucos. A promessa da companhia em “tornar o fundo do oceano acessível para a exploração humana como nunca havia sido”, no entanto, se tornou uma terrível tragédia amplamente noticiada, resultando na morte dos cinco tripulantes. Em meio às investigações feitas para descobrir os motivos que levaram a tal cenário, falhas cruciais estão sendo ressaltadas em termos de testagem e inovação.

Fundada em 2009, por Stockton Rush, a companhia surgiu com o objetivo de realizar explorações oceânicas focadas no fornecimento de serviços submersíveis tripulados, permitindo, assim, que pesquisadores e exploradores acessassem os recursos dos oceanos. A princípio, seu sucesso se mostrava promissor, tendo feito sua primeira expedição aos destroços do Titanic, em 2021 e, se tornado a primeira empresa a registrar imagens em 8k do navio, em 2022. Mas, com grandes poderes, vem também grandes responsabilidades.

As apreensões frente à segurança e eficácia do submersível existiam desde o início. Apesar de ter sido criado com o “mais leve e econômico material para mobilizar do que qualquer outro submersível de mergulho profundo”, de acordo com a descrição de seu site, a tecnologia utilizada no processo ainda é nova e não havia padrões de segurança suficientes para que fosse colocado em prática.

Em uma carta escrita pelo próprio Comitê de Veículos Subaquáticos Tripulados da Marine Technology Society ao CEO, em 2018, foi ressaltado o “receio em relação aos possíveis resultados negativos, que teriam sérias consequências para toda a indústria”. Não faltaram alertas de risco sobre a experiência vendida. Até que, em seu terceiro passeio, a falta de preparo do submersível frente a tensão cíclica à qual estava inserida, ocasionou no desastre acompanhado nos últimos dias.

Não há como determinar, ainda, 100% as causas do acidente, mas algo é fato: uma das maiores falhas cometidas pela OceanGate está diretamente ligada à pressa por inovar e se destacar, sem tomar os devidos cuidados ao longo do processo. O mercado está sedento por inovações que alavanquem a marca em seu segmento, conquistando lucros exorbitantes e atingindo um futuro brilhante. Contudo, muitas companhias se equivocam ao trilhar essa jornada desenfreadamente, falhando em seus objetivos por, justamente, não conduzir o processo de inovação com base em uma gestão constante.

No caso do submersível, não foram feitos testes suficientes para analisar os possíveis impactos deste serviço a longo prazo, como por exemplo, o fato de que a pressão da água sobre ele seria equivalente ao peso da Torre Eiffel, se aproximado em dezenas de milhares de toneladas. Algo extremamente perigoso, não apenas considerando que estes modelos apresentam menos reserva de energia do que os submarinos, mas principalmente, pelo fato do Titan ter sido construído com fibra de carbono em vez do titânio tradicional – o que deveria, por isso, ter passado por muitas outras experimentações antes de ser lançado.

Essa é a clássica premissa do funil de inovação, no qual, através de três etapas muito bem estruturadas, visa uma análise minuciosa sobre as ideias propostas, possíveis riscos aos quais estarão sujeitas, e retornos que poderão trazer para que as melhores sejam testadas rigorosamente.

Essas experimentações são cruciais ao inovar, uma vez que permitirão não apenas ter uma maior noção sobre os resultados que essas propostas trarão, como, principalmente, descobrir pontos de falhas a serem corrigidas antecipadamente – evitando, justamente, consequências drásticas que, como neste caso, coloquem vidas em risco.

O mesmo erro foi visto, por exemplo, no acidente do Boeing 737 MAX 8, da companhia aérea Lion Air. Apesar de ter sido desenvolvida através de uma extrema automatização e recursos modernos, o software utilizado ainda não havia sido devidamente testado pelo piloto – o que fez com que, em uma simples manobra de ajuste da aeronave, a falta de conhecimento e experiência de utilização do sistema o impedisse de endireitá-lo a tempo, antes da queda.

É claro que não há como negar o fascínio existente sobre a história do Titanic e a possibilidade de ver de perto os destroços desta embarcação tão famosa. Mas, qualquer lançamento inovador e disruptivo precisa ser muito bem testado antes de qualquer coisa, contando sempre com uma gestão robusta por trás e que dê a segurança necessária para a sua implementação.

Inovar por inovar não faz o menor sentido, e certamente não trará o resultado desejado. É preciso sempre ter uma governança de inovação por trás, sendo extremamente criterioso nos testes instaurados até ter certeza de que o serviço ou produto está pronto para ser lançado. Apenas assim, será possível se tornar uma empresa verdadeiramente inovadora, segura e com credibilidade no mercado.

Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.

Saiba mais sobre a ISO de inovação:

www.isodeinovacao.com.br

A ISO de inovação é uma metodologia internacional de governança para a inovação que vem sendo adotada por empresas de todos os portes e segmentos ao redor de todo o mundo. Estima-se que mais de 400 companhias já adotaram o modelo, sendo mais de 10 apenas no Brasil. Há casos de indústrias, serviços e até empresas públicas. Baixe o e-book e leve essa ferramenta de gestão para sua empresa também.

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Nathalia BellintaniTel: +55 (11) 9849-1352 Email: nathalia@informamidia.com.brwww.informamidia.com.br

 

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