MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de janeiro de 2023

COLUNA MLHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 28/01/2023

 

Utilidade prática

Rui continua com a ideia fixa de emplacar a esposa, a enfermeira Aline, no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas e conta com a submissão da Alba para aprovar. Aline pode não enterder nada de contas públicas ou contabilidade, mas pode ajudar caso alguém se corte com papel.

Panelinha entre amigos

Depois as pessoas se perguntam como se pode confiar numa análise de contas feita por apadrinhados políticos julgando contas de quem indicou... No TCE tem vários ex-políticos, assim como no TCM, onde estão Nelson Pellegrino e Mário Negromonte. Julgando amigos e colegas.

Lágrimas de crocodilão

Na ânsia de arrancar o saco de Ludrão de tanto bajular, Adolfo Menezes, que nunca pisou numa aldeia, disse que é “desumana” a situação do povo Ianomâmi. Se baseou unicamente por imagens da tv chapa branca do governo petista e a narrativa do novo (des)governo. 

 

 

Esperando... esperando...

gelado limoes O tempo passa e nada de ministério nem secretaria para o finado Gelado "vou assumir um cargo importante" Limões. A conversa mole agora é de que ele vai ser chamado para "uma função importante" no governo federal. Deve ser a de lustrador de móveis com peroba.


Homem ocioso é problema

Sem função na política, sem função na Ceplac, sem função em casa, Gelado passa os dias remoendo por que perdeu todos os amigos, como se fosse uma panela com teflon, onde nenhum aliado ficou colado. Juçara devia botar pra lavar uma louça ou varrer a casa. Mais útil.

Buscando pelo em ovo

Ainda tonto pelo fracasso não só dele para deputado como de ACM Neto para governador, Guinho saiu em busca de ex-aliados, como Mariana, do Cidadania, seu ex-partido. Já tem gente achando que Guinho vai voltar para lá, mas nem toda conversa tem a ver com filiação... 

 

 

Transferência de prestígio

A vitória marcante de Soane Galvão não só em Ilhéus como em várias regiões da Bahia deixou ela credenciada para escolher muitos cargos importantes, inclusive os que eram de Marão, que deixou Neto dar uma surra em Jera na cidade. Perdeu prestígio. Que agora pertence a Soane.

Pedindo colo pra mainha

Um detalhe para incomodar a banda aliada em Itabuna é que a surra de Jera na cidade foi ainda maior, por isso muitos cargos também vão passar pelas mãos de Soane. Virou a Rainha de Italhéus, a quem os famintos por cargo vão ter que "pedir a bença" e chamar de mainha.

Bom conselheiro é o crítico

Por mais que as obras estejam andando e Itabuna melhorando a olhos vistos, é bom o prefeito Augusto Castro não deixar de sair na rua, visitar as ações e obras, conversar com pessoas aleatórias. Se só papear com quem está em volta por causa de cargos, pode levar bola nas costas.

Rui, o pior desde Waldir

Apesar da fantasia espalhada pela propaganda, o ex-governador Rui Costa deixou de herança a pior educação do país, liderança em analfabetos, homicídios, mortes de negros e jovens, desempregados e miséria. Agora se descobriu mais uma herança cruel para os baianos.

"Genocida" de criancinha?

Segundo relatório nacional publicado nesta semana, a Bahia dos 8 anos de Ruim Costa e 8 de Jaques Wagner também foi o estado que mais teve bebês internados por desnutrição, vítima daquela liderança em miséria. Hoje um é senador e o outro, ministro do descondenado. 

 

 

Roubar escola virou moda

gcm Em entrevista ao Tabuleiro, a Secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, se queixou que cinco escolas foram arrombadas e quebradas. "Não levaram nada não, só quebraram. Até a Creche Batista Memorial eles quebraram tudo. No Paulo Freire eles foram três vezes em uma semana só".


Cadê o vigia pago pra isso?

A pergunta é simples e já fizemos aqui: onde estava a Guarda Municipal de Ilhéus, cujo único motivo de existir, objetivo e responsabilidade legal é proteger os bens do município? Estava brincando de exército? Estava desfilando camuflado na Caravana Furacão?

Ilheense ainda pega fobica

Imagine voce pagar por um BMW e ele chegar com os bancos rasgados, motor falhando e fazendo um barulho estranho. É assim que se sente o pobre usuário das empresas Viametro e São Miguel, que cobram passagem de BMW e oferecem uma fubica velha em troca. 

 

 

Parque de Diversão Marão

Depois de esperar tempo demais em pontos quebrados, sem cobertura e sem bancos, as vítimas de uma dessas fubicas notaram que ela estava esparramando óleo pela rua, o motor fazia barulhos estranhos e a lataria parecia que ia desmanchar. Parecia um trem fastasma...

Parece político prometendo

Só para lembrar, quando as duas empresas foram anunciadas, prometeram ônibus novos, ar condicionado, wi-fi para os passageiros, aplicativo para acompanhar os horários e reforma completa ou construção de todos os pontos. Marão, esse ai, até hoje não cobrou e ainda deu isenção.

Pronto para pegar votos

Um velho político, ex-vereador de bom conceito, está de volta a Itabuna de mulher nova e ânimo de menino. Só de pensar que ele pode se candidatar, já tem gente incomodada em seu partido, que foi afundado na cidade por um certo ex-prefeito, e sem dormir no outro lado.

Debaixo do tapete da Covid

Todo mundo sabe que durante a pandemia teve muita gente ganhando dinheiro em cima de números falsos, seja de atendimentos, causa da morte ou necessidade de insumos. Bolsonaro mandava todo o dinheiro que pediam. Agora vai aparecendo a sujeira escondida.

Levantando o tapete

Uma delas estava escondida num prédio alugado para a Secretaria de Saúde de Ilhéus. Ao visitar o local, o ex-vereador Makrisi fez o que os vereadores atuais não fazem. Ele descobriu caixas e mais caixas com testes para Covid. São mais de 150, tudo com o prazo de validade vencido em setembro. 

 

 

Vale a pena investigar

Se ele estivesse na Câmara, no lugar dos acomodados atuais, talvez pedisse uma CEI para saber porque não foram aplicados, por que estavam num prédio que nunca foi usado para testagem de Covid, quem guardou ali. Não foi falta de demanda. Nem de tempo. Talvez de vergonha na cara.

Falando até ninguém ligar

Para resolver os conflitos entre produtores e supostos índios na Bahia, a (indi)gestão do Ludrão fez o que o PT faz de melhor: reunião com diárias a rodo e discussões intermináveis que não resolvem nada. É o "gabinete de crise", que tinha 8, agora tem 17 pessoas e zero solução.

Guerra antiga sem "pai"

De um lado fazendeiros tentam manter terras que pertencem a suas famílias há mais de século, como toda a documentação legal. De outro, caboclos e negros que se autodenominaram "índios" e uma minoria de índios reais querem tomar tudo alegando "ancestralidade".

Tudo "pertence" a eles

A discussão é fácil quando se trata de produtor rural. Mas queremos ver se o PT tem coragem de discutir a "ancestralidade" sobre, por exemplo, Salvador, Rio e São Paulo. Podia começar entregando aos índios suas sedes, que ficam em locais que antes de 1500 eram ocupados por eles. 


Pragmatismo como filosofia

O sempre astuto Jabes Ribeiro, depois que a eleição desmoronou na cabeça de ACM Neto, já deixa porta aberta para voltar correndo para os braços da base do PT, que não teve qualquer respeito com João Leão. Ele também admite o óbvio: a debandada dos famintos por cargo.

Por trás das palavras

Entrevistado no Tabuleiro, Jabes resumiu que "é irreal comparar um partido do governo com a oposição". Traduzindo: oposição não tem cargos pra distribuir. E se faz de indecifrável sobre a volta aos braços depilados do PT: "é necessário paciência para entender o jogo".

Resistente a antibióticos

Augusto devia pensar dez vezes antes de abrir espaço pro PCdoB no governo. Ele é como uma bactéria carnívora, que tenta devorar a gestão por dentro para alimentar os cururus do topo. A quantidade de problemas que causa não vale os "zero" votos que dão em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário